Tag along é um benefício estendido aos acionistas minoritários de uma companhia em caso de alienação do controle dessa empresa.

Imagine que uma companhia tenha ações na bolsa cotadas a R$ 8,50. Em determinado momento, ela recebe uma oferta de compra por parte de outra empresa. Em função do grande interesse no negócio, a empresa ofertante propõe pagar um preço de R$ 10,00 por ação – portanto, um valor R$ 1,50 mais caro do que o valor de mercado da companhia.

Essa oferta não é feita aos acionistas minoritários, e sim ao grupo de controle da empresa, um bloco de acionistas detentor de 50% das ações mais uma ação. Suponha que o grupo de controle decide aceitar a oferta e vende 50% mais uma ação para a empresa compradora, pelo valor de R$ 10,00 por ação.

O tag along é o direito estendido aos acionistas minoritários de vender suas ações para a empresa compradora pelo mesmo valor (R$ 10,00) oferecido ao bloco de controle da empresa, em vez de venderem pelo valor de mercado no momento (R$ 8,50).

Felipe Garrán

Sou investidor no mercado financeiro há mais de 20 anos. Além disso, sou professor de finanças na FIA Business School, onde coordeno cursos de pós-graduação e MBA.
Fiz mestrado e doutorado na USP. Em quê? Advinha: Finanças.
Amo ensinar e sou apaixonado por novas tecnologias e métodos de ensino.

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