Você sabe quais são as profissões destaque no Mercado Financeiro?

Pela primeira vez chega ao Brasil a lista que mostra quais são as carreiras que estão em alta para 2020.

A pesquisa foi realizada pela rede social LinkedIn e, além de mostrar o ranking das profissões, ela também mostra quais são as habilidades necessárias para cada uma delas.

Dentre as 15 profissões, 2 delas fazem parte do mercado financeiro.

Continue a leitura e descubra quais são elas, bem como o que é essencial para ser um excelente profissional nessa área.

1. Investidor(a) Day Trader

No 9º lugar do ranking está a carreira de Investidor(a) Day Trader.

Esse profissional é aquele que realiza operações de curtíssimo prazo, comprando e vendendo ativos do mercado financeiro no mesmo dia. O seu objetivo é obter lucro com as operações em questões de horas, minutos ou mesmo segundos.

É um profissional que precisa estar antenado não somente em tudo que acontece na economia, mas também na política e em diversos outros segmentos.

Mas Investidor(a) Day Trader faz isso para si ou para outros?

Há aqueles que são autônomos, conhecidos como traders de varejo, ou seja, que trabalham com seu dinheiro e ferramentas, mas há também traders que operam na mesa de operações de corretoras, bancos e assets.

É uma profissão que exige análise e pensamento rápido, afinal, é necessário rapidez nas tomadas de decisão.

O que precisa saber para ser esse profissional?

Além de muito conhecimento sobre mercado financeiro, é preciso saber sobre trading (investimento de curto prazo) e Análise Técnica. Também é preciso saber interpretar noticias relevantes para tentar prever o comportamento do mercado.

E qual é o pré-requisito para ser um(a) Investidor(a) Day Trader?

Não é preciso ter certificação para ser trader. Entretanto, para gerir uma carteira de investimentos, podendo executar operações day-trade dentro desta carteira, o profissional precisa também ser reconhecido como gestor pela Anbima por meio da certificação CGA.

De acordo com a pesquisa, essa profissão teve o crescimento anual de 69%.

trader - profissões em alta no mercado financeiro

2. Consultor(a) de Investimentos

No 11º lugar na lista das profissões promissoras para 2020 está o(a) Consultor(a) de Investimentos. 

“O consultor de investimentos orienta os clientes na tomada de decisão de como aplicar os recursos deles, de acordo com as expectativas e necessidades de cada pessoa. Este profissional precisa dominar as carteiras para direcionar as melhores estratégias àquele perfil.”

Essa função é característica das funções do Planejador Financeiro, profissional esse que, a partir de questionamentos e uma análise profunda de perfis, desenha estratégias financeiras com o objetivo de construir e manter carteiras de investimentos de seus clientes de acordo com o planejamento financeiro realizado.

De acordo com a pesquisa realizada pelo LinkedIn, essa profissão teve o crescimento anual de 61%.

O que precisa saber para ser esse profissional?

Esse profissional também tem que entender a fundo sobre mercado financeiro, com foco em investimentos, renda fixa, análise financeira e mercado de capitais. Além disso, interpretação de fatos históricos para tentar prever o comportamento futuro da economia.

E qual é o pré-requisito para ser um(a) Consultor(a) de Investimentos?

De acordo com a Anbima, a CVM (Comissão de Valores Imobiliários) concede registro de Consultor de Valores Imobiliários para profissionais certificados pela CEA (Certificação de Especialista de Investimentos da Anbima) e CGA (Certificação de Gestores Anbima).

Além disso, a norma também aceita as certificações CFP® (Certified Financial Planner), CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento da Apimec), o level III do CFA (Chartered Financial Analyst) e os exames 1 e 2 do Final Level do programa de certificação internacional organizado por membros da Aciia (Association of Certified International Investment Analysts).

 

Lembrando que, de acordo com a Planejar, o CFP® (Certified Financial Planner) tem caráter voluntário, representando um selo de qualidade. Porém, é importantíssimo enfatizar que a certificação CFP® tornou-se obrigatória para profissionais que atuam no segmento de private banking dos bancos afiliados à Anbima.

Sim, o Mercado Financeiro é uma área que tem crescido muito nos últimos tempos!

Essas duas profissões receberam destaque, mas saiba que há uma infinidade de oportunidades nesse segmento.

Se você está em busca de uma nova oportunidade, agora é a hora. Aproveite o início de ano e faça pesquisa, converse e esteja sempre atento às mudanças do mercado de trabalho.

Além disso, não fique parado, vá em busca sempre de qualificações.

Conheça os nossos cursos on-line de finanças: gratuitos e pagos. 

Preparatório CFP® – Turma Abril de 2020

Test drive CFP®

Preparatório CEA

Test drive CEA

Preparatório Ancord

Test drive Ancord

HP-12C

Finanças Comportamentais para Investidores

Economia para o Mercado Financeiro

Reestruturação de Empresas e Turnaround

Operações Bancárias para Empresas

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *