O mundo dos investimentos, assim como qualquer área, está repleto de mitos. É importantíssimo conhecê-los muito bem para não se enganar.

Diante disso, selecionamos 4 deles para te apresentar. Continue sua leitura!

1. É preciso ter muito dinheiro para investir

Não é verdade! Inclusive, se você pensar dessa forma, nunca vai encontrar o momento ideal para começar a investir a sua grana.

Nós podemos começar a investir com qualquer valor. Uma boa sugestão é tentar propor metas progressivas.
Por exemplo: nos 3 primeiros meses de 2021 vou investir 3% do meu salário. Nos próximos 3 meses, vou investir 8%, e assim sucessivamente.

Tenho certeza de que dessa forma vai chegar no fim do ano com uma quantia legal. Um dinheiro que talvez nunca tivesse economizado se não tivesse metas.

2. Imóvel é um investimento sem risco

Muitas pessoas decidem investir sua grana em um imóvel com a certeza de que não há risco nenhum e que as chances são somente de valorização, no entanto, não é bem assim.

Há inúmeros fatores para serem analisados ao investir em um imóvel. Além do seu objetivo com esse imóvel – morar ou alugar – é importantíssimo se atentar à localização, às chances de valorização, à vizinhança etc.

Ademais, temos que nos atentar ao risco liquidez desse tipo de investimento. Uma vez que, caso precise do dinheiro, não existe garantia de que irá conseguir fazer isso de forma rápida. Afinal, vender um imóvel pode não ser tão fácil.

Por fim, lembre-se de que não há nenhum investimento sem risco. Pelo contrário, todos têm riscos que podem ser extremamente baixos, medianos ou extremamente altos. É por isso que também é muito relevante entender qual o seu perfil de investidor.

 

Imóvel é um investimento sem risco

3. Poupança é o melhor investimento conservador

Poupança pode não ser o melhor investimento com baixo risco. Há uma série de possibilidades mais rentáveis e eficientes dentro desse perfil.

Por exemplo: é possível investir em CDBs, LCIs, Fundos de Renda Fixa (com baixa taxa de administração), Títulos Públicos, entre outros.

É válido lembrar também de que apesar da poupança ser isenta de IR, é necessário aguardar o aniversário do aporte. Além disso, caso retire antes de completar 30 dias, você não leva nada de rentabilidade.

4. Só posso investir se sobrar dinheiro no fim do mês

Como tudo na nossa vida, é preciso ter prioridades.

Não acredite que somente será possível investir se sobrar dinheiro. Pense de forma contrária, ou seja, coloque o investimento como prioridade mesmo que seja necessário fazer escolhas.

Por exemplo: “No próximo mês não sairei um dos finais de semana e, com isso, vou poupar R$ 100,00. Esse dinheiro fará parte dos meus investimentos daquele mês”.

Esses são alguns dos mitos mais comuns. E aí, já acreditou em um deles?
Independente da sua resposta, uma forma de se munir contra eles é o conhecimento. 

Conheça o universo dos investimentos

Aprender sobre investimentos é o principal passo para que não caia em nenhuma falácia, ou seja, um raciocínio falso que pode atrapalhar a sua jornada em direção à independência financeira. Por isso, é fundamental que adentre nesse universo com profissionais experientes e preparados para que tenha a melhor experiência e, muito em breve, esteja independente.

Então, venha dar os seus primeiros passos nos investimentos com a gente! Venha aprender de forma simples e eficaz como aplicar seus recursos sem depender da sorte e de ninguém, somente de você!

Conquiste sua autonomia e liberdade no mercado financeiro.

No curso ao vivo e online Primeiros Passos nos Investimentos você vai aprender sobre economia, política, investimentos de baixo risco, fundos de investimentos, ações e, ao final, vai montar a sua própria carteira de investimentos, de acordo com o seu perfil de investidor.

Vai ser demais! Clique aqui e saiba todos os detalhes desse curso.

Te espero lá!

 

Artigo escrito pela colaboradora Roberta Rodrigues Rocha.

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *