Quer conhecer um pouco das carreiras do mercado financeiro que mais prometem para os próximos anos? Então, você está no lugar certo! Continue a sua leitura!

Mercado Financeiro: um universo de oportunidades

O mercado financeiro é um setor que vem crescendo de forma muito acelerada e, mesmo com a pandemia – aspecto que impactou negativamente muitos setores -, ele não se intimidou. 

Diante disso, vemos muitas pessoas querendo entrar – quem está terminando sua graduação ou é recém-graduado -, em busca do seu primeiro emprego. E também profissionais de outras áreas que almejam fazer sua transição de carreira, sua recolocação profissional, para o mercado financeiro.

Se você se encaixa em um dos perfis acima, saiba que um aspecto muito importante é ter de forma clara as possíveis carreiras desse mercado. Ou seja, conhecer características, pré-requisitos etc. e, então, entender qual delas está mais alinhada ao seu perfil pessoal.

Esse ponto é fundamental, pois a partir do momento que há uma maior identificação, a chance da sua carreira decolar e você ser feliz é muito maior.

Além disso, algo muito bacana é que além das inúmeras possibilidades de carreiras do mercado financeiro para seguir, é possível entrar “de cabeça” nesse meio como investidor.

Ou seja, para aprender mais sobre essa área que tem muito a ser explorada e, assim, aplicar seus próprios recursos de forma mais eficiente, embasada e, com isso, ter melhores retornos. Então, se esse é o seu objetivo, clique aqui para conhecer nossos cursos voltados para esse objetivo.

O futuro do mercado financeiro

Como já disse, o crescimento é nítido, mas muitos se questionam: “até quando?” Será que em breve esse mercado vai estagnar ou desacelerar? Não! As chances são praticamente nulas e os principais motivos são: 

  •  País extremamente bancarizado: grande parte da população brasileira aloca seus investimentos no banco, na “boa” e velha poupança. Com o crescimento dos escritórios de assessoria, a tendência é que os clientes, cada vez mais, levem seus investimentos para as corretoras de investimentos, já que elas oferecem mais e melhores opções de investimentos do que bancos.
  •  Educação financeira pouco difundida: à medida que as pessoas ficarem cada vez mais educadas financeiramente, elas vão poupar e desejar investir. E então, vão precisar de profissionais para ajudar nisso.

Bom, mas agora vamos falar sobre as 6 carreiras do mercado financeiro mais promissoras. Será que você vai se identificar com uma delas? Bora lá!

6 Carreiras do Mercado Financeiro

1. Agente Autônomo de Investimentos

Certificação obrigatória: AAI, da Ancord.

Conheça o Preparatório AAI

O Agente Autônomo de Investimentos ou Assessor de Investimentos é o profissional que apresenta aos seus clientes os produtos e serviços financeiros que a corretora onde ele trabalha “vende”.

Esse profissional tem que conhecer muito bem os produtos financeiros, pois ele que vai apresentar os produtos, evidenciando quais os riscos, performance etc. Além disso, uma característica muito importante para esse profissional é seu perfil comercial. Ele tem que conversar bem, explicar muito bem os produtos. Ou seja, ser vendedor.

É importante lembrar que, de acordo com o regulamento da CVM, ele não pode indicar ou recomendar produtos de investimentos. Isso significa que ele não pode montar uma carteira de investimentos para seus clientes. É sua tarefa apresentar esses produtos e o cliente deve escolher quais comprá-los.

E esse último aspecto é um dos principais pontos de diferenciação da próxima carreira que vamos falar.

2. Consultor de Investimentos CVM

Certificação obrigatória: CEA, CFP, CNPI, CGA ou CFA

O Consultor de Investimentos CVM pode recomendar e montar carteiras de investimentos aos seus clientes pessoas físicas ou jurídicas de forma individual. Ou seja, ele não pode fazer um relatório, por exemplo, e recomendar a todos os seus clientes. É preciso fazer um atendimento individualizado, fazer o API, entender melhor as características dos clientes e, então, recomendar.

Importante: para ser consultor de investimentos CVM, além de ter sido aprovado em uma das certificações obrigatórias, ele precisa solicitar, junto à CVM, o registro

3. Analista de Investimentos 

Certificação obrigatória: CNPI, da Apimec

Assim como o Consultor, o Analista de Investimentos, além de passar na prova da Apimec, ele precisa solicitar, junto à CVM, o registro. Só assim ele está autorizado a atuar nessa carreira.

Há 3 tipos de Analistas:

Analista Fundamentalista: esse profissional utiliza a análise dos balanços e resultados da empresa, dados econômicos e indicadores fundamentalistas com o intuito de encontrar o “preço justo” das ações de uma empresa;
Analista Técnico: esse profissional utiliza a análise de gráficos e de indicadores técnicos para a tomada de decisões de entrada e saída em ações;

Analista Pleno: esse profissional atuar com análise fundamentalista e técnica.

Diferentemente dos Consultores, os Analistas fazem relatórios massificados e publicam no site da instituição onde trabalham para investidores de diferentes perfis, objetivos, etc. analisarem e decidirem ou não seguir as recomendações.

4. Planejador Financeiro

Certificação: CFP®, da Planejar 

Conheça o Preparatório CFP® 

Atualmente, no mercado financeiro, por mais que o CFP® não seja obrigatório para profissionais que almejam atuar como planejadores financeiros, é considerado um distintivo, um crachá de qualidade.

Inclusive, muitas outras carreiras do mercado buscam profissionais CFP® para comporem seus times.

Diante de tais aspectos essa certificação acabou se tornando obrigatória em algumas instituições para os cargos mais altos em setores de alta renda, private e high private.

Em relação à atuação do planejador financeiro, ele trabalha em 6 áreas principais:

  1. Planejamento Financeiro: atua no orçamento e balanço patrimonial;
  2. Gestão de Ativos: cuida da carteira de investimentos;
  3. Planejamento de Aposentadoria: pensa em gestão de ativos, mas com o foco no longo prazo;
  4. Gestão de Riscos e Seguros: atua na cobertura de risco do cliente;
  5. Planejamento Tributário: atua na otimização dos pagamentos de tributos;
  6. Planejamento Sucessório: projeta como vai ser transmitido o patrimônio do cliente para as gerações futuras.

É importante ressaltar que essa certificação exige um nível de conhecimento muito alto.

Dessa forma, os candidatos precisam ter uma gama ampla de conteúdo do mercado financeiro. Ou seja, requer ter um bom preparo, mas também o esforço recompensa porque o CFP® é muito reconhecido no mercado.

5. Especialista de Investimentos

Certificação obrigatória: CEA, da Anbima

Conheça o Preparatório CEA

Especialistas de Investimentos CEA, em sua maioria, atuam assessorando clientes e gerentes de instituições financeiras. 

É importante evidenciar que os profissionais CEA não estão aptos a desenvolver análises e fazer recomendações de compra e venda no mercado de ações. Porém, estão autorizados a repassar aos clientes recomendações desenvolvidas pelos analistas das instituições financeiras onde trabalham.

6. Gestor de Fundos

Certificação obrigatória: CGA

Esse profissional é responsável pela escolha e pela negociação dos ativos que vão compor a carteira dos fundos de investimento. Além disso, também faz parte da sua função contratar os intermediários para realizar as operações.

Atualmente, é mais comum encontrarmos um gestor, que é o líder, juntamente com uma equipe de profissionais que o assessoram por meio da coleta de dados e informações para que assim ele tome as melhores decisões de investimento.

Para atuar como gestor, o profissional deve se certificar e solicitar o registro pela CVM para atuar como administrador de carteira de valores mobiliários. A certificação obrigatória é a CGA (modelo antigo) ou a CFG, CGA e CGE, novo modelo que terá a sua prova aplicada no dia 1º de julho de 2021.

Ambas são certificações emitidas pela Anbima. Lembrando de que, no novo modelo, a certificação CFG sozinha não habilita. Por isso, para que ela seja válida, é preciso se certificar posteriormente com a CGA ou a CGE.

E, aí? O que achou das carreiras do mercado financeiro apresentadas? Se identifica com qual? Conte para a gente!

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *