Mundo Financeiro

A Assessoria de Investimentos vem com tudo em 2021!

É… não há como negar que, há alguns anos, vemos um movimento muito grande no mercado financeiro como um todo. Mas hoje, quero dar ênfase a uma área em especial: a assessoria de investimentos.

Devido a uma série de fatores, tais como a queda da taxa selic, o crescimento das corretoras, o surgimento de novos produtos de investimentos, entre outros, a área de investimentos, principalmente dos tradicionais bancos, precisou ser reinventada.

Afinal, depender dos juros da poupança não é, há um bom tempo, o melhor caminho nem mesmo para os investidores mais conservadores.

Como forma de manter seus clientes satisfeitos com a rentabilidade e com a assessoria de investimentos prestada, muitas instituições tradicionais do mercado se viram obrigadas a direcionar seus esforços para a expansão dessas áreas, buscando evitar que seus clientes migrassem para as corretoras, principais concorrentes atuais dos grandes bancos.

 

A corrida pelos Assessores de Investimentos 

Com isso, há aproximadamente 3 anos, iniciou a corrida em busca de assessores, consultores e especialistas. Profissionais que atuam atendendo clientes, principalmente do private e high private, quanto gerentes em relação aos investimentos.

Essa corrida foi e é intensa! Com direito a alfinetadas entre bancos e corretoras nas redes sociais e em comerciais nos horários mais nobres da TV aberta. E ela ainda vai muito longe!

Mas se tiver dúvidas, fique de olho no mercado financeiro e também nas constantes notícias divulgadas por grandes portais. 

Inclusive, há algumas semanas, o portal Exame informou que o Banco Itaú divulgou que em 2021 irá triplicar o número de Especialistas de Investimento para conseguir atender toda a base de clientes de forma assertiva e eficiente, até mesmo, o varejo.

“O maior banco de varejo nacional montou uma ofensiva para ampliar a área de gestão de patrimônio, com o objetivo de tentar reconquistar os clientes que trocaram os serviços de assessoria do banco pelos de uma corretora. De acordo com uma conta feita pelo próprio Itaú, 40% dos recursos dos clientes estão em outras instituições. Para mudar o jogo, o bancão planeja triplicar sua força de atendimento aos investidores.”

É válido ressaltar que para atuar como Especialista de Investimentos, a grande maioria dos bancos exige que o profissional seja certificado CEA. A certificação CEA representa um selo de distinção para profissionais de investimentos. Inclusive, nos últimos tempos ela tem se tornado um pré-requisito para atuação na área. 

De acordo com a Anbima, responsável pela certificação CEA, até agosto de 2020 foram contabilizados 10.096 profissionais certificados no Brasil.

 

CONHEÇA O NOSSO PREPARATÓRIO CEA

 

Agente Autônomos são fortes competidores nessa corrida 

Paralelamente à corrida dos bancos, temos as corretoras de investimentos, que estão cada vez mais fortes nessa “disputa”. 

Cada dia que passa, as corretoras estão conquistando novos clientes. Com isso, vemos um grande aumento de profissionais migrando para essa carreira, que há algumas décadas ninguém sabia que existia.

De acordo com o portal Exame, até agosto de 2020 o número de AAIs era de aproximadamente 10.400 AAIs, sendo que, desse número, cerca de 8.300 estão vinculados a algum escritório.

Lembrando de que para atuar como Agente Autônomo de Investimentos, o profissional obrigatoriamente tem que obter a aprovação na prova da Ancord, responsável pela certificação.

Se quiser saber mais sobre as certificações CEA e AAI, é só clicar aqui e conferir o vídeo do professor Eduardo Tavares.

CONHEÇA O NOSSO PREPARATÓRIO AAI

 

Qualificação e desenvolvimento de habilidades é imprescindível

Não há como negar, está cada vez mais clara a importância de profissionais estarem não somente certificados, mas também cada dia mais qualificados em relação ao desenvolvimento de habilidades e competências.

Profissionais que estão na busca incessante pelo conhecimento são cada vez mais valorizados pelos seus líderes e instituições, além disso, têm mais chances de promoções e destaque em suas áreas. 

Inclusive, nos últimos tempos, vemos um grande número de instituições financeiras incentivando a capacitação. E, até mesmo, custeando cursos e preparatórios do mercado financeiro, bem como de áreas correlatas de setores inteiros.

Quer maior prova do que essa de que qualificação é essencial para que a sua trajetória profissional deslanche?

Então, não perca tempo e conheça todos os nossos cursos online, ao vivo e preparatórios para as certificações.

Qualifique-se com a gente.

Texto escrito pela colaboradora Roberta Rodrigues Rocha

Você também irá gostar

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.