Mundo Financeiro

A sigla EBITDA quer dizer Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). De forma resumida, trata-se do lucro operacional como se não existisse depreciação e amortização.

Em um demonstrativo de resultados, existem informações disponíveis a respeito do desempenho de uma empresa em um determinado período. Entre essas informações estão as receitas, das quais são descontadas o custo de produto vendido e outros custos. Fazendo esses cálculos, chega-se ao lucro bruto.

Deduzindo do lucro bruto as despesas operacionais, com vendas e administrativas, a depreciação e a amortização, obtém-se o lucro operacional, também chamado de EBIT. O lucro operacional indica o quanto o negócio principal de uma empresa gera de lucro.

Imagine que houvesse uma demonstração de resultados que não levasse em conta a depreciação e a amortização. Ao fazer isso, não se chegaria ao lucro operacional, e sim ao EBITDA. Sendo assim, temos que EBITDA:

– é uma medida de lucro

– desconsidera depreciação e amortização

– diz respeito ao lucro operacional da empresa.

Você também irá gostar

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.