Olá, colegas da Mundo Financeiro. Obrigado por mais uma vez nos acompanharem em nossa coluna semanal. Vendo o aquecimento do mercado em algumas regiões e a grande luta de muitos profissionais pelo seu lugar ao sol, reedito aqui um conteúdo de muito sucesso, publicado há alguns meses, que pode ser de grande ajuda em seu processo de busca:

Um guia rápido de direcionamento para profissionais que buscam seu lugar ao sol, seja iniciando carreira, seja buscando retorno ao mercado.

O momento é desafiador, obviamente, mas o que você tem feito de diferente para sair da estatística de desemprego e figurar entre os profissionais que atuam no tao desejado mercado financeiro?

Inicialmente, é interessante compreendermos um pouco do que é esse mercado hoje:

Vivemos plena transformação nesse meio. Bancos de Investimentos, Fintechs, Startups de meios de pagamento, Insuretechs, Corretoras, Cooperativas, Seguradoras e até players de outros segmentos, que passaram a oferecer soluções financeiras, são hoje, donos de fatias representativas em seus nichos de atuação e são oportunidades reais para quem busca recolocação.

A voraz concorrência pelas oportunidades torna a disputa diária cada vez mais dura, tornando fundamental um planejamento de carreira definido.

A paciência é essencial para um processo de busca por oportunidades. Levar “nãos” faz parte do jogo e desistir não pode ser cogitado. Alguns verbos devem pautar esta busca, com o intuito de não ceder aos momentos de desânimo: resistir, persistir, insistir, reinventar, acreditar e agir para conquistar.

Os “Bancos Grandes”, após as grandes operações de fusões e aquisições, com mudanças estruturais e de conduta, passam a ter portas mais “estreitas”. Contudo, a enorme variedade de possibilidades de atuação dá ao profissional opções como nunca vimos antes. Embora o momento de economia não seja dos melhores, isso é algo temporário. Já as mudanças no mercado vieram em definitivo.

Um exemplo claro de mudança: entrevistas digitais. Sim, elas já são realidade. Treine, liberte-se e extraia o melhor dessa possibilidade que pode levar você ao seu próximo emprego. Perca o medo do Skype. Algumas dicas para situações como essa:

1- Cuidado com o que tem ao fundo. Você contrataria alguém bagunceiro?

2- Vista-se como se fosse uma entrevista presencial.

3- Teste previamente equipamentos.

4- Sorria, você está sendo filmado! Simpatia e confiança são necessárias em qualquer situação.

5- Não ande durante a conversa.

6- Não faça a entrevista em lugares públicos.

7- Insegurança, jamais! Seu interlocutor é um profissional buscando contratar, não um inimigo.

8- Não faças pausas vocais.

9- Não faça a entrevista em locais escuros.

10 – Tenha a base para que tudo flua bem. Pesquise sobre empresa e cargo. Fique de olho no site Love Mondays. Lá você encontra opiniões de muitos profissionais que atuam na instituição em que você quer trabalhar.

Além disso, outras dicas importantes:

* Os bancos vão se aproximar cada vez mais dos hábitos digitais dos clientes. Você não precisa ser um profissional de TI, mas é bom conhecer algumas tecnologias e para que elas servem.

* O processo de contratação avalia muito mais do que a bagagem do candidato em empresas anteriores. Buscar crescimento incessante é, hoje, mandatório.

* Apenas caberão neste mercado profissionais cujas expectativas pessoais sejam convergentes com as da empresa. Pesquise muito até ter a certeza se faz sentido e se realmente é isso que busca para evitar frustrações.

* O recrutador se prepara, assim como você, para um processo seletivo. Preparar-se tecnicamente e controlar o emocional serão de grande valia.

* Certificações e formação acadêmica são pontos de muito peso.

* Indicações são úteis, mas há muitas oportunidades “orgânicas”; relacione-se, crie caminhos através das conexões, com troca de conhecimentos e interação contínua, não apenas quando precisa.

Cuide do seu “Kit básico de busca”.

Para a busca tradicional, vale reforçar a importância de uma base bem feita.

Currículo: desenvolva um material objetivo, com informações efetivamente relevantes para as vagas em bancos que busca: dados pessoais (sem número de documentos e foto), contatos, formação acadêmica, certificações, idiomas e vivências internacionais, experiência profissional, cursos relevantes e principais conquistas. Ah, faz/fez trabalho voluntário? Insira. Cuidado para não incluir informações redundantes, excesso de cursos online de curta duração e outros sem qualquer ligação com o segmento que é o seu foco. Não há regras, mas o intuito é comunicar o que deve ser compartilhado, com clareza e objetividade (sugestão de 2 páginas, no máximo).

Carta de Apresentação: é muito importante que você apresente um contexto para o envio do seu CV. Uma apresentação simples e objetiva informando quem é você, sua especialidade, objetivo, o que estudou e onde atuou. Faça breve menção a certificações e idiomas e reforce com personalização, deixe claro o desejo de participar de processos seletivos da empresa que recebe seu CV. Fugir da impessoalidade é um grande passo para obter novos resultados.

Certificações: Um resumo do que cada uma significa no perfil do profissional da área financeira.

Você sabe para qual finalidade cada certificação foi criada? Bom, vamos lá: leia esta breve resumo e faça sua programação de qual será a sua próxima conquista. Faça pensando em você, afinal, conhecimento adquirido jamais será perdido.

CPA 10 ANBIMA – Para profissionais das instituições participantes que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou plataformas de atendimento

CPA 20 ANBIMA – Igual à 10, mas também atendendo clientes pessoas físicas ou jurídicas dos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais.

CGA – Certificação de Gestores ANBIMA: Para profissionais de gestão profissional de recursos de terceiros com poder discricionário de investimento (compra e venda) dos ativos integrantes da referida carteira.

CEA – Certificação de Especialista de Investimentos ANBIMA: Para profissionais que assessoram os gerentes de contas de investidores pessoas físicas, podendo indicar produtos dos mercados financeiro, de capitais e de previdência complementar aberta.

ANCORD – Voltada a profissionais/agentes autônomos para atuação principalmente em corretoras e atuação no mercado de títulos e valores mobiliários.

BM&FBOVESPA – Certificação inserida no Programa de Qualidade Operacional (PQO): avalia o nível de conhecimento dos profissionais responsáveis por funções desempenhadas nas corretoras e membros de compensação associados, relativamente às suas operações na BM&F Bovespa. .

SUSEP – Certificação para capacitar tecnicamente os Profissionais das Sociedades Seguradoras que trabalham nas áreas de Atendimento ao Público, Vendas, Regulação e Liquidação de Sinistros e Risco.

CNPI – Programa de Certificação da Apimec: a Certificação CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimento) é o certificado que visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nos mercados financeiros e de capitais no Brasil. Dividida em três categorias: CNPI para Analistas Fundamentalistas, CNPI-T para Analistas Técnicos (Grafistas) e para Analistas Pleno (Fundamentalista e Técnico).

CFP – Certified Financial Planner (Planejar): do mesmo nível de uma pós-graduação, destina-se a planejadores financeiros, private bankers, profissionais de family offices, dentre outros.

CFA – Chartered Financial Analyst (CFA Institute): a Certificação CFA Dividida em 3 níveis é reconhecida mundialmente.

Os mitos (ou seriam verdades?)

Profissionais supervalorizados: infelizmente, ter um CV rico, pode colocar você em uma situação de supervalorização para uma vaga. As empresas temem que, em caso de oferta melhor, sua escolha seja deixar a casa pela questão financeira, ou até mesmo que não se adapte ao cenário, em tese, inferior ao que está acostumado. Sempre reforce a disponibilidade de redução de salário e hierarquia, e também a aceitação em começar em um novo patamar como estratégia pessoal de reconquista de mercado.

Idade: há instituições que pesam esse fator, outras não. Dificilmente veremos regras quanto a este ponto, mas fato é que os grandes bancos têm portas mais estreitas para os mais velhos do que os bancos menores, as cooperativas e demais instituições ligadas a essas áreas.

Restrição financeira no CPF: jamais veremos isso escrito como regra formal, mas as restrições podem (e muito) brecar seu processo seletivo. Há uma “conduta” adotada pelas instituições de não contratar quem possui restrições financeiras.

Processos trabalhistas contra outras instituições: serão sempre verificados (e encontrados), mas não significa que serão levados em conta. Depende da natureza do processo; algumas instituições não toleram, outras toleram para certos cargos, enfim, sempre será visto (utopia achar que não há comunicação informal entre os bancos), mas muitas vezes pode ser ponderado. Não minta jamais sobre isso em uma entrevista.

Desapegue da CLT!

Não se prenda aos modelos de contratação existentes hoje, nem aos benefícios da CLT. Viveremos épocas de muitos contratos não-padronizados e ser “PJ” é uma realidade. Prepare-se para manter seus benefícios, seus salários por mérito e reconhecimento, não por garantias legais ou acordos sindicais.

Os processos seletivos e as qualificações “extra-bancárias”.

Informação é tudo. Conhecer a fundo nosso panorama político e econômico, tendências, concorrentes e até mesmo acessar informações do exterior. Este “pacote” de dados deve fazer parte da rotina do profissional. Nossas estratégias devem nascer fomentadas de conhecimento amplo e atualizado. Assinatura de canais eletrônicos segmentados e acessar as muitas páginas especializadas podem ser opções assertivas.

Você não precisa ser especialista, mas terá que entender de TI. Como lidamos com um cenário em que as interações, transações e demandas são em imensa maioria existentes na esfera não presencial? O compreendendo! Devemos ter a sensibilidade do motivo de uma ferramenta existir, qual impacto dela para o negócio e quais experiências proporciona ao cliente. Quando entendemos o motivo de algo existir, lidar com ele é mais simples e menos desgastante.

Inglês não será diferencial, será obrigação! Não estou sendo radical, prepare-se para a era que pedirá o terceiro idioma (Russo? Mandarim?). Temos produtos globais, instituições globais, pessoas globais, desapegadas a um lugar, logo, devemos acompanhar este movimento.

Esqueça a história de que nossas moedas cotidianas serão as velhas e boas cédulas. Acostume-se com este novo mundo de “Bitcois/Criptomoedas e de Blockchain”. Não é modismo, não, pode abrir o olho.

Mas não se esqueça, até o mundo digital é feito por gente. Network: você saber cuidar disso?

Seja digital, mas não esqueça: o mundo é feito de gente. As possibilidades que o celular nos dá fazem com que que muitos substituam o aperto de mão por “likes”, as visitas por “ckeck-ins”, e isso nos afasta e destrói o que a vida tem de mais importante: os relacionamentos. Não deixe de ativar a sua rede, principalmente quando empregado. Ajudar quem puder! Ir naquele barzinho, dar uma passada no futebol, emendar a saída do trabalho àquele happy hour da marmanjada ou da mulherada às vezes, é realmente muito importante. Manter-se presente na vida das pessoas é a melhor forma de construir relações saudáveis. Tenha amigos, colegas, e não apenas conexões.

E o Linkedln? Como é seu namoro com a ferramenta?

Interação, esta é a chave para mudar seu patamar de retorno na ferramenta. Cultive o hábito de adicionar pessoas diariamente, dividir um pouco de seu conhecimento, ler insights, oferecer o que pode ao mundo e naturalmente as coisas passam a acontecer em seu mundo também. O Linkedln é uma ferramenta excepcional, ainda mais para quem experimenta a versão premium, que dá mais possibilidades de acesso. Use diariamente como uma estratégia de longo prazo, esteja você empregado ou não. Sempre utilize da cordialidade ao convidar alguém, ao solicitar uma informação, não veja a rede como uma fonte de ganhos apenas, e sim troca, para que seja mútuo o interesse nas interações. Linkedln é uma vitrine maravilhosa, desde que usado com intensidade e bom-senso. Tenha empatia nas interações, isso muda o seu mundo.

Ah, como extensão da estratégia “digital”, use e abuse da plataforma Indeed. Não subestime esse nosso mercado, há muitas possibilidades onde não buscamos rotineiramente. Esta plataforma, por exemplo, replica vagas em bancos de diversos outros canais. Use e abuse. A ferramenta filtra algumas vagas de sites pagos, mas inúmeras outras de plataformas gratuitas, com posições que têm exatamente o seu perfil. Não enxergo como válido o pagamento de nenhum site de empregos para quem busca vagas na área financeira. O Linkedln Premium, o Indeed e o Vagas.com são opções super bacanas para direcionarmos esforços.

Processos seletivos

Busque o máximo de informações sobre a vaga para a qual concorre, sobre a empresa, e cuide do seu estado emocional, pois ele pode acabar com inúmeras oportunidades. A ansiedade pode estragar planos que dariam certo.

Naquele momento, você deve vender o seu produto pessoal, mas sem ser expansivo ao extremo, nem coadjuvante. Ser protagonista não significa tomar todas as atenções. Significa falar sobre o que tem sentido, considerando o posto que busca, transmitindo segurança e desejo de conquista. Não dê foco maior às coisas do que elas de fato têm: concorrentes não são inimigos, recrutadores não estão ali para complicar sua vida. Foque em sua performance e no pós-entrevista, e aguarde o prazo de retorno. Se ele expirar e você continuar sem resposta, contate o recrutador por e-mail, posteriormente por telefone, mas tomando cuidado com a tênue linha entre persistência e inconveniência.

Ah, e aquela pergunta ingrata… motivo da saída do último emprego: não se culpe, não se martirize: acontece com qualquer pessoa e pode ter sido simplesmente a escolha de um gestor dentro da estratégia dele. Foco em reforçar as entregas e convívio, os legados bons e a serenidade em poder começar uma nova história.

Bom, com tudo organizado, motivação a mil e sede de conquistas, vamos para a melhor hora?

100 Canais “Trabalhe Conosco” | Oportunidades para Candidaturas.

Bancos, Financeiras, Seguradoras e MUITO mais.

Itaú-Unibanco >>> https://eb.vagas.com.br/itauunibanco

Banco Santander >>> https://www.santander.com.br/br/o-santander/santander-e-voce/trabalhe-conosco

Banco Bradesco >>> https://banco.bradesco/html/classic/sobre/trabalhe-conosco/cadastro-curriculo.shtm

BTG Pactual >>> https://www.btgpactual.com/trabalhe-conosco/recrutamento-e-selecao

Banco Votorantim >>> https://www.bancovotorantim.com.br/web/site/pt/contato/vagas.html

Citibank >>> https://www.brasil.citibank.com/corporate/institucional/trabalhe_no_citi.html

Sicredi >>> https://www.sicredi.com.br/html/conheca-o-sicredi/trabalhe-conosco/

BNP Paribas >>> http://www.bnpparibascardif.com.br/pt/pid1525/recursos-humanos.html

Credit Suisse >>> https://br.credit-suisse.com/carreiras/#/

J. P. Morgan >>> https://careers.jpmorgan.com/careers/global/en/home

Sicoob >>> http://www.sicoob.com.br/o-sicoob/trabalhe-conosco

Cetelem >>> https://www.cetelem.com.br/cetelem/trabalhe-conosco

Morgan Stançey >>> https://www.morganstanley.com/people

Banco PAN >>> https://www.bancopan.com.br/portalcandidato/

Banco ABC >>> https://www.abcbrasil.com.br/Show/Carreira?=cfX6MLKEL5KrDwepFcUkjw==

Rabobank >>> http://www.rabobank.com.br/pt/content/sobre_o_rabobank/trabalhe_conosco.html

CCB China Construction Bank >>> http://www.br.ccb.com/Fale-Conosco-9 (Aba “Trabalhe Conosco” dentro do Fale Conosco)

Banco Daycoval >>> https://site.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=bancodaycoval

Deutsche Bank >>> https://www.db.com/brazil/pt/content/Curriculo.html

Tokyo Mitsubishi UFJ Bank >>> https://www.br.bk.mufg.jp/br/pessoas/trabalhe_conosco

Banco Volkswagen >>> http://www.bancovw.com.br/br/home/entre-em-contato/trabalhe-conosco.html

Banco BMG >>> https://site.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=BMG

Banco Alfa >>> http://www.alfanet.com.br/paginasdahome/home/trabalheconosco.ashx

Banco GMAC >>> https://www.chevroletsf.com.br/quem-somos/Pages/default.aspx

Banco Mercantil do Brasil >>> https://mercantildobrasil.com.br/bemvindoaomb/sobrenos/paginas/trabalheconosco.aspx

RCI Brasil >>> https://www.bancorenault.com.br/links-uteis

Crédit Agricole >>> http://www.ca-cib.com.br/contato.aspx

Banco Haitong >>> http://www.haitongib.com.br/pt/recursos-humanos/faca-parte-do-nosso-time

Banco Mercedes-Benz >>> https://www.adpweb.com.br/adpbr/cgiip.exe/WService=rhweb22pro/curricweb_principal.r?excid,030276024246615

Banco Original >>> https://www.original.com.br/trabalheconosco/

Goldman Sachs >>> http://www.goldmansachs.com/worldwide/brazil/careers/

Banco Pine >>> https://jobs.kenoby.com/bancopine/

Iveco Serviços Financeiros >>> https://www.iveco.com/brasil/institucional/pages/envio-curriculos.aspx

John Deere Serviços Financeiros >>> https://www.deere.com.br/pt/a-nossa-empresa/carreiras-na-john-deere/

Banco Fibra >>> https://jobs.kenoby.com/bancofibra

Carrefour Soluções Financeiras >>> https://www.carrefour.com.br/institucional/gestao-de-gente

Banco Toyota >>> https://www.bancotoyota.com.br/ToyotaB2C/trabalhe-conosco.xhtml

Banco DLL / De Lage Landen >>> http://www.bancodll.com.br/bdll/carreira

Banco Sofisa >>> https://www.sofisa.com.br/trabalhe-conosco.php

Mizuho Bank >>> https://www.mizuhobank.com/brazil/pt/careers/index.html

Cargill Serviços Financeiros >>> https://www.cargill.com.br/pt_BR/carreiras

Banco Indusval & Partners BI&P >>> https://site.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=bancobip

Banco BBM >>> http://www.bancobbm.com.br/institucional/pessoas.aspx

Banco Volvo >>> http://www.volvogroup.com.br/pt-br/oportunidadesdecarreira.html

Scotiabank >>> http://www.scotiabank.com/ca/en/0,,179,00.html

Banco Inter >>> https://jobs.kenoby.com/bancointer

Caterpillar Serviços Financeiros >>> https://www.bancointer.com.br/

Banco Industrial do Brasil BIB >>> https://www.bancoindustrial.com.br/trabalhe_conosco.aspx?idCanal=wZhUp3mxHWco3D+zExvg7g==

Banco Máxima >>> https://www.bancomaxima.com.br/trabalhe-conosco/

Banco Modal >>> https://www.modal.com.br/carreiras/

Tribanco >>> http://www2.tribanco.com.br/Pages/ConhecaTribanco/TrabalheConosco.aspx

Banco Caixa Geral >>> https://www.bcgbrasil.com.br/Recrutamento/Paginas/Trabalhe-conosco.aspx

Standard Chartered Bank >>> https://www.sc.com/en/careers/

Banco Bonsucesso BS2 >>> https://site.vagas.com.br/PagEmprCust_CLIENTE_bs2_vagas.html

Rodobens Serviços Financeiros >>> http://www.rodobens.com.br/empresasrodobens/PT-BR/Paginas/CarreirasOportunidades.aspx?R=1

Banco Rendimento >>> http://www.rendimento.com.br/institucional/trabalhe-conosco/

Banco ABN (Sim, ele existe de modo Global) >>> https://www.abnamro.com/en/careers/international/brazil/index.html

Banco Fator >>> http://www.fator.com.br/grupo/trabalhe_conosco/

Banco Guanabara >>> http://www.bancoguanabara.com.br/fale-conosco/banco-de-curriculos/

Banco Luso Brasileiro >>> http://www.lusobrasileiro.com.br/outros/trabalhe-conosco.aspx

Banco da China “Brazil” >>> icbocbr@boc-brazil.com

Banco Ford >>> https://www.ford.com.br/compre-o-seu/servicos-financeiros/inicio/trabalhe-conosco/

Banco Renner >>> https://www.bancorenner.com.br/trabalhe-conosco/

Banco Plural >>> https://site.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=brasilplural

Banco Moneo >>> http://www.bancomoneo.com.br/fale-conosco/trabalhe-conosco

Agibank (Agiplan) >>> https://www.agibank.com.br/trabalhe-conosco

Banco Semear >>> https://www.bancosemear.com.br/SitePages/Trabalhe%20Conosco.aspx

Banco Banif >>> http://www.bancobanif.com.br/exec_bc/BCRedir?navegmapa=carreira

Banco CBSS >>> https://jobs.kenoby.com/bancocbss

Brasilprev (BB) >>> https://www2.brasilprev.com.br/Empresa/Pessoas/TrabalheConosco/Paginas/default.aspx

Zurich Seguros >>> https://www.zurich.com.br/pt-br/a-zurich/trabalhe-na-zurich

Icatu Seguros >>> https://portal.icatuseguros.com.br/carreiras/

SulAmérica Seguros >>> https://portal.sulamericaseguros.com.br/data/pages/8A6189BE43437BB60143437DFD2727FD.htm

Porto Seguro >>> https://portal.sulamericaseguros.com.br/data/pages/8A6189BE43437BB60143437DFD2727FD.htm

Mapfre Seguros >>> http://www.bbmapfre.com.br/site.aspx/carreiras

Grupo SABEMI Seguros e Serviços Financeiros >>> https://www.elancers.net/frames/sabemi/frame_geral.asp

SOMPO Seguros >>> https://sompo.com.br/contato/trabalhe-na-maritima/

Liberty Seguros >>> http://www.libertyseguros.com.br/Pages/sobre-a-liberty/trabalhe-conosco.aspx

Tokio Marine Seguradora >>> http://www.tokiomarine.com.br/a-tokio/trabalhe-conosco/

Allianz Seguros >>> https://br.allianz.com.br/carreiras/junte-se-a-nos.html

HDI Seguros >>> https://www.hdi.com.br/curriculo.htm

Seguros Sura >>> http://site.segurossura.com.br/seguros_trabalho_estagio

Chubb Seguros >>> https://www2.chubb.com/br-pt/about-us/work-with-us.aspx

Azul Seguros >>> https://www.azulseguros.com.br/institucional/trabalhe-conosco/

Generali Seguros >>> https://site.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=generali

BV Financeira >>> https://www.bv.com.br/site/trabalhe-com-a-gente/

Confidence Câmbio >>> https://www.confidencecambio.com.br/trabalhe-conosco/

Advanced Corretora >>>

Alelo Benefícios >>> https://www.alelo.com.br/trabalhe-conosco

Cielo >>> https://www.cielo.com.br/trabalhe-conosco/

Stone Pagamentos >>> https://www.stone.com.br/trabalhenastone/index.php

Crefisa >>> http://www.crefisa.com.br/trabalhe-conosco

Riachuelo Serviços Financeiros >>> https://www.riachuelo.com.br/trabalhe-conosco/

Nubank >>> https://www.nubank.com.br/carreiras/

Wiz Soluções >>> https://selecao.wizsolucoes.com.br/

Creditas >>> https://jobs.kenoby.com/creditas

Easynvest >>> https://www.easynvest.com.br/carreiras

GuiaBolso >>> https://jobs.kenoby.com/guiabolso

Mercado Livre >>> https://jobs.mercadolibre.com/?locale=pt_BR

Clearsale >>> https://eb.vagas.com.br/clearsale

Livelo >>> https://jobs.kenoby.com/livelo

A você que está na busca, MUITO SUCESSO e vamos em frente por novas conquistas.

Contem comigo e com meus serviços para os próximos passos de suas carreiras.

Abraços.

 

Veja mais sobre o autor no LinkedIn

 

Ronaldo Cerqueira

Consultor de Carreiras Especialista em Mercado Financeiro | Uma Vida dedicada aos Bancos | Paixão por Finanças e Pessoas
www.ronaldocerqueira.com

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ronaldo Cerqueira

Consultor de Carreiras Especialista em Mercado Financeiro | Uma Vida dedicada aos Bancos | Paixão por Finanças e Pessoas
www.ronaldocerqueira.com