Você sabe quais são as etapas do Planejamento Financeiro?

Todo profissional que deseja obter o certificado CFP® deve, obrigatoriamente, aderir ao Código de Ética da Planejar. Além disso, é preciso seguir na íntegra os princípios desse código durante o exercício da atividade de planejador financeiro!

As regras e os princípios do Código de Ética da Planejar fazem parte da disciplina Conduta Profissional e Responsabilidades Fiduciárias do Módulo 1 da prova do CFP®.

Continue sua leitura e saiba quais são as 6 etapas do Processo de Planejamento Financeiro.

1. Definir e estabelecer o relacionamento com o cliente

O planejador e o cliente vão definir em detalhes os termos do compromisso entre eles.

Nesse momento as responsabilidades, remuneração, possíveis conflitos de interesse, entre outros aspectos são listados. É fundamental que tais pontos seja esclarecidos antes do desenvolvimento de qualquer serviço de planejamento financeiro.

2. Coletar informações necessárias ao planejamento

Nessa etapa, o planejador deve identificar os objetivos, necessidades e prioridades do cliente que sejam relevantes ao planejamento financeiro.

Também é o momento ideal para obter o máximo possível de informações pessoais e financeiras sobre o cliente, além de documentos ligados à vida financeira.

3. Analisar as informações coletadas

O planejador deve analisar de forma profunda a situação financeira do cliente. Podemos dizer que, nessa etapa, a palavra-chave é suitability.

O profissional fará a análise de perfil de investidor, procurando identificar o nível de risco adequado a esse perfil e ao momento da vida dele.

4. Desenvolver e fundamentar o planejamento e apresentar ao cliente

Com base na análise das informações fornecidas, o profissional desenvolverá um plano de ação, considerando os tipos de investimentos adequados ao perfil do investidor e que tornem possível atingir os objetivos dele.

O plano deve ser apresentado com clareza e em detalhes para que o cliente tome uma decisão bem informada.

5. Implementar as recomendações do planejamento financeiro

Depois da apresentação do plano de investimentos, o cliente e planejador devem combinar as responsabildiades de implementação.

É nesse momento de planejamento que são escolhidos os produtos e serviços de investimentos. Por exemplo: Fundo X do Banco Y, CDB Z da Corretora W.

6. Monitorar a situação do cliente

É nesse momento que o plano é posto em prática. O planejador deve então monitorar periodicamente a situação do cliente.

O planejamento financeiro geralmente tem um horizonte longo de tempo e pode haver mudanças tanto nas convicções do cliente quanto no cenário macroeconômico. Por isso, o monitoramento periódico ajuda a evitar que o plano se torne obsoleto, inadequado e, até mesmo, prejudicial ao cliente.


Etapas do Planejamento Financeiro

Esse conteúdo, assim como todos cobradas pela Planejar, estão presentes no nosso Preparatório CFP®.

Nós somos uma das escolas credenciadas à Planejar!

Nosso curso é totalmente atualizado, de acordo com o edital, composto por aproximadamente 300 vídeos com animações, que permitem a melhor assimilação do conteúdo, e repleto de exercícios simulados.

Todos os nossos alunos participam de um grupo de estudos via WhatsApp e têm direito ao seguro-reprovação (mediante comprovação de reprova no exame equivalente à turma em que o aluno está matriculado).

NOVIDADE! Duas semanas antes da prova teremos Imersão CFP®. Serão 10 dias de aulas presenciais, em São Paulo, e também ao vivo em que nossos professores farão a revisão final.

Você vai chegar na prova em arrebentar!

Clique aqui e saiba mais sobre o Preparatório CFP® turma de Agosto de 2020.

(Conteúdo atualizado: 12.0.2.2020)

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *