Mundo Financeiro

Um Longo Período de Juros Baixos

Juros baixos: o que esperar para os próximos meses?

Os investidores precisam ficar atentos à evolução da economia brasileira e seus impactos sobre as aplicações financeiras.

A manutenção, por um período mais longo, de inflação reduzida (desde 2017 tem ficado abaixo de 4% ao ano e assim deve permanecer de acordo com a pesquisa Focus para 2020/1) “abriu espaço” para uma queda importante da Selic, que deve encerrar o ano com 4,75% ou até menos.

É importante  observar que este fato não é eventual , o que significa dizer que taxas reais de juros mais baixas vieram para ficar.

 

Considerando para o final do ano:

a) Selic a 4,75%  (pesquisa Focus);

b) IPCA de 3,73% (pesquisa Focus); e

c) IR de 15%.

 

Conclui-se que o ganho real proporcionado pelas aplicações tradicionais vai ficar em 0,3% ao ano, ou seja, muito próximo de zero.

Diante disso, é necessário que os investidores observem atentamente suas carteiras porque a possibilidade de surgimento de juros reais negativos em algumas aplicações (mesmo tradicionais) não está descartada.

E, para aqueles que quiserem aumentar a rentabilidade do seu patrimônio financeiro terão, necessariamente,  que assumir maiores riscos.

 

Juros baixos sob a perspectiva do professor Antonio Lanzana

 

Antonio Lanzana é professor e palestrante convidado da Fundação Dom Cabral (FDC). É Doutor e Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). 

Além disso, é professor do Departamento de Economia da FEA-USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – USP. Também atua como Coordenador de Programas de MBA da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-USP). 

Prof. Lanzana é Presidente do Conselho Superior de Economia da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomércio – SP e Membro do Comitê de Avaliação de Conjuntura da Associação Comercial de São Paulo. 

Foi Economista Chefe e Consultor Econômico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Consultor do SEBRAE-SP e membro do Conselho Editorial da Revista “Estudos Econômicos”, da FIPE/USP. 

Também é autor dos livros  “Economia Brasileira – Fundamentos e Atualidade”, Editora Atlas e “Economia Brasileira – Da Estabilização Ao Crescimento”, Editora Atlas.

Você também irá gostar

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.