Olá amigos do blog!

Muitos perguntam: “o que a política e economia tem a ver com a minha recolocação?”.

Quando falamos do tema política e economia, a maioria das pessoas não entende a importância desses temas no processo de recolocação e como podem influenciar.

E não estou falando das crenças políticas que cada um tem ou até mesmo a falta delas. Pessoalmente, podemos ter ou não qualquer interesse, vínculo ou opinião sobre o tema. Mas pensando na trajetória profissional, precisamos acompanhar o cenário, seus desdobramentos, as mudanças, os impactos que a política pode trazer para a economia, sejam eles positivos ou negativos.

Dependendo dos rumos que a política der à economia, os bancos, as financeiras, fintechs e etc., precisarão ajustar seus modelos de atuação e suas estratégias.

Qualquer empresa busca um funcionário atento ao que acontece ao seu redor. A sociedade e todo o seu contexto são levados em consideração para as estratégias traçadas e, caso algo mude, um novo ajuste é realizado para que tudo volte ao que foi planejado.

Por isso, apenas o conhecimento técnico (acadêmico e certificações) não é mais suficiente para garantir sua performance na entrevista. Provavelmente você será questionado sobre o cenário atual, o que você faria no cargo que está buscando, como vê a reação e readequação das estratégias da empresa, caso o cenário seja crítico, entre outras perguntas. Para que a resposta seja embasada e sem enrolação, conhecer os detalhes vai lhe ajudar a responder naturalmente, de forma certeira e inteligente.

E fica mais uma dica: estamos falando hoje de recolocação, mas quando ela acontecer, você não pode deixar de acompanhar esses temas, porque isso fará com que você seja um profissional antenado, consciente e analítico sobre nossa política e economia, além de poder contribuir para os planos e estratégias da empresa.

Conhecimento nunca é demais. Boa sorte no seu processo de recolocação!

Dedique alguns minutos de seu dia para leituras sobre o seu mundo e sobre assuntos gerais. Certamente você ganhará muito com essa simples atitude.

Até a próxima semana com mais conteúdos sobre carreiras e finanças.

Abraços!

Ronaldo Cerqueira

Consultor de Carreiras Especialista em Mercado Financeiro | Uma Vida dedicada aos Bancos | Paixão por Finanças e Pessoas
www.ronaldocerqueira.com

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *