Os princípios éticos e o código de conduta do AAI

Você sabe quais são os princípios éticos do código de conduta do agente autônomo?

Este é um tema diferente do que se costuma imaginar em uma prova de certificação, mas saiba que é um dos temas que caem na prova da ANCORD, e saber tudo sobre os princípios éticos de um AAI pode fazer a diferença no final.

Antes de mais nada é importante ressaltar que um Agente Autônomo de Investimento deve sempre colocar os interesses do cliente em primeiro lugar. Isso significa colocar acima de seus próprios interesses.

 

Agora que sabemos a maior responsabilidade do AAI, vamos aos princípios. 

Existem 7 princípios básicos que servem para nortear a atividade do AAI. Vamos a eles?

 

7 princípios agentes autônomos aai

Princípios Éticos do AAI:

1. Integridade 

Como o próprio nome já diz, o profissional de AAI deve oferecer os seus serviços com integridade e honestidade. Os clientes devem depositar total confiança nos agentes autônomos, já que eles lidam com suas finanças. Para conseguir essa confiança, a integridade, a honestidade, a sinceridade e a transparência são fundamentais. Ou seja, nada de informações falsas, enganosas, ou subordinadas a ganho pessoais.

2. Competência

O Agente Autônomo de Investimentos deve realizar suas atividades com competência e sempre manter suas habilidades e conhecimentos atualizados de acordo com as exigências do mercado. Isso significa que além de chegar a uma posição de excelência, o agente precisa continuar estudando para aprimorar suas habilidades. Claro que ninguém é perfeito, e cabe ao AAI saber identificar as limitações do seu conhecimento e informar o cliente sobre essas limitações, e, seguindo o primeiro princípio, encaminhá-lo para outro agente.

3. Profissionalismo

Este princípio diz respeito à forma como o AAI tem o cuidado com a imagem pública dos agentes autônomos. Isso significa que antes de fazer qualquer coisa, o agente deve levar em consideração como aquilo será repercutido publicamente. Ou seja, trate os cliente com educação, seja cortês e digno com eles e outros profissionais, e siga as regras e normas da profissão. Além disso, o AAI não deve emprestar dinheiro nem receber emprestado de seus cliente.

4. Confidencialidade 

Assim como muitas outras profissões que lidam com informações importante e confidenciais, os Agentes Autônomos de Investimento nunca devem revelar informações confidenciais de seus clientes, a não ser que eles autorizem. A única exceção a essa regra é caso exista algum procedimento judicial

5. Probidade 

Este princípio parte da ideia que o AAI deve prestar serviços de maneira íntegra e justa, sempre revelando conflitos de interesse que possam existir. Para ficar fácil de lembrar, o princípio da probidade tem a ver com conflitos de interesse. Nestes casos, o agente deve agir com imparcialidade e honestidade intelectual. Trate os outros como você gostaria de ser tratado. É importante, também, saber segregar patrimônios, e não misturar o seu com o do seu cliente

6. Diligência 

Cabe ao Agente Autônomo de Investimentos agir com diligência, ou seja, ter a preocupação de exercer seus serviços de forma adequada. Isso significa que é importante fazer bem feito, no prazo e saber supervisionar o processo quando há necessidade de designar tarefas a terceiros ou subordinados. Além disso, deve ter o cuidado de manter todos os dados dos clientes atualizados.

7. Conhecimento do cliente

Por último, mas não menos importante, conhecer o cliente e suas necessidades é vital para o bom exercício da profissão do AAI. Ele deve, então, verificar e confirmar a verdadeira identidade dos clientes, e documentar e confirmar informações adicionais. O AAI deve evitar a realização de operações com pessoas ou empresas em que não é possível confirmar a identidade, ou que as informações sejam difíceis de adquirir, ou quando elas são falsas ou significativamente incoerentes

 

É bastante coisa para estudar, mas não se preocupe (tanto). Aqui no Mundo Financeiro te ajudamos a se preparar para a prova. Nosso curso Preparatório ANCORD foi criado por professores muito bem qualificados para ensinar todo o conteúdo dessa certificação. 

As aulas são dinâmicas, com visual intuitivo e você pode tirar dúvidas direto com os professores pelo grupo do WhatsApp.

Legal, né?

Então acesse o nosso curso Preparatório ANCORD!    

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *