Os sete pecados capitais do profissional do mercado financeiro

Hoje é dia de falar de temas que podem te fazer perder muitas oportunidades e não é isso que
ninguém quer, não é mesmo?

Existem erros que podem ser perdoados, mas os 7 abaixo são pecados capitais no mundo
financeiro. Por isso, aprenda quais são, não os faça e, caso tenha feito, sempre há tempo para
mudar! É só correr atrás do tempo perdido!

Conheça quais são esses pecados:

1. Ignorar as informações de cenário político e econômico
Digo que muitos profissionais vivem em uma bolha chamada passado, achando que os
mesmos comportamentos de antes vão continuar levando-as para o futuro e não é bem assim!
Não estar atualizado significa que você estará menos preparado que seus colegas e os
concorrentes, perdendo muitas oportunidades. O tema político nunca esteve tão ligado ao
econômico, qualquer ação reflete rapidamente, por exemplo, as bolsas de valores sentem
rapidamente qualquer mudança político econômica e já refletem a percepção dos outros
sobre o tema. Por isso, saber o que está acontecendo e o cenário te farão um profissional
completo e, certamente, para os seus clientes, empregador e colegas de trabalho, será um
recurso valioso que está atento ao crescimento.

2. Displicência em relação as certificações
Infelizmente vejo gestores de agências com CPA 10, às vezes sem graduação, que passaram
muitos anos nos cargos e quando levam um baque da vida, sofrendo uma demissão, tem uma
dificuldade tremenda de se recolocarem no mesmo cargo, caindo vários cargos por uma
displicência que cometeram, por algo que não consideraram importante e foram levando,
sempre deixando para amanhã, como bons brasileiros. Hoje, é preciso muito mais, é preciso de
destacar, se mostrar muito competente para a vaga proposta, por isso, olhar e agir no
presente, pensando no futuro nunca foi tão importante.

3. Ignorar a necessidade do segundo idioma
O segundo idioma por muito tempo não era usado, exceto, para os clientes estrangeiros que
poderiam ter contato com os grandes bancos. Hoje o cenário mudou, os bancos de
investimentos, Fintechs, bancos estrangeiros e etc., precisam de profissionais que falem um
segundo idioma, vai além da necessidade de conversar com os seus clientes, mas de
acompanharem com parceiros e dentro da empresa o mundo afora, que tanto tem para
contribuir e explorar. Sem uma segunda língua, você pode ficar para trás na concorrência que
a cada dia melhora a sua qualificação.

4. Olhar somente os grandes players
Muitos tem uma obsessão em entrar nos grandes bancos, os mais populares, focam somente
nisso, não olham ao redor, ficam parados e esperando a oportunidade de o sonho chegar. Mas
o que será que realmente é trabalhar na área bancária financeira hoje? Os grandes bancos são
uma opção, mas não a única. Existe um mar de oportunidades a serem exploradas,
oportunidades reais, não passageiras. Não foque somente em uma opção, pois se ela vier a
falhar seu mundo pode desmoronar, olha para tudo e não deixe de trabalhar em uma ótima
empresa somente porque seu sonho era outro. Mude seus conceitos!

5. Ignorar a força das cooperativas
Um belo engano é ignorar as cooperativas. Apesar do desenvolvimento que o cenário bancário
/ financeiro passa, os clientes, por outro lado, estão buscando cada vez mais proximidade em
suas operações que exigem um grau de relacionamento que, de fato, a empresa venha
conhece-lo, se importar e trabalhar a favor dele. As cooperativas estão crescendo e, se isso
está acontecendo, é porque os clientes veem valor nessa atividade. Não olhe as cooperativas
como um plano B, até que o seu grande banco te chame. Esse mercado crescerá muito e
aquele que surfar nessa onda agora, no futuro (bem próximo), estará andando nas nuvens.

6. Acreditar que apenas ser “vendedor” é o suficiente
A era do vendedor já passou, agora estamos na era do consultor. Consultor é aquele que busca
conhecer o cliente, conhecer o mercado, saber todos os produtos e serviços da sua carteira e
que, consequentemente, consegue enxergar a melhor opção para o seu cliente, que vá ao
encontro das suas necessidades e planos para o futuro. Vender por vender, bater meta no mês
e orientar o cliente a cancelar no próximo já passou e digo que passou há muito tempo. Ainda
dá tempo de entrar nessa era, olhar o cliente como o centro do seu negócio e buscar o melhor
para ele, sempre!

7. Não se atualizar ou compreender as novas tecnologias
Agora tenho que saber programação de computador e etc.? Quando falo de tecnologia não
estou dizendo que você precisa conhecer o detalhe do detalhe, mas precisa falar a mesma
língua do cliente. O cliente busca nos meios tecnológicos opções que venham facilitar o seu dia
a dia. Por isso, ficar por fora porque não é a sua praia, vai te fazer afundar! Você não precisa
ser um expert, mas precisa compreender o contexto que a tecnologia está inserida no
mercado financeiro, como ela pode otimizar muitos processos e te dar tempo para focar
naquilo que realmente é importante, o cliente!

2019 promete, vamos nos capacitar para extrair o máximo do ano que se iniciará.

Até a próxima semana, abraços!
Ronaldo Cerqueira.

Ronaldo Cerqueira

Consultor de Carreiras Especialista em Mercado Financeiro | Uma Vida dedicada aos Bancos | Paixão por Finanças e Pessoas
www.ronaldocerqueira.com

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