Planejamento Financeiro. Mas já parou para pensar o porquê da coleta de informações ser aspecto essencial?

No último conteúdo,  o professor Felipe Garrán conversou sobre Asset Allocation, não é mesmo? Mas você sabia que, antes de pensar em alocação de ativos,  precisamos obter do investidor informações que serão essenciais para montarmos uma carteira de investimentos para ele.

Etapas do Processo de Planejamento Financeiro

Se você está estudando para a prova do CFP, já deve saber que existem 6 etapas no Processo de Planejamento Financeiro.

É sobre a segunda etapa, denominada “Coletar informações do cliente”, que vamos falar hoje.

Nessa etapa, você, planejador financeiro, vai pedir que o cliente responda a alguns questionários com informações quantitativas e também entrevistas.

Processo de Planejamento Financeiro: questionário

  • Quais as receitas?
  • Quais são as principais despesas do dia a dia?
  • Tem algum outro passivo importante, como um financiamento imobiliário, por exemplo.

O questionário também ajudará você a saber como está a cobertura de riscos patrimoniais desse cliente, como anda a poupança dele para a aposentadoria e assim por diante.

Além disso, vão ajudar a obter informações sobre os objetivos do cliente.

  • Quais são os planos, sonhos e necessidades dele? Trocar de carro todo ano? Comprar uma casa de campo daqui a 5 anos? Mudar de apartamento daqui 10 anos?

Nesse caso, note que, de preferência, o objetivo deve estar sempre acompanhado de um prazo. Isso vai ajudar a determinar o tipo de ativo em que ele vai alocar os recursos que vão ser destinados para alcançar um alvo específico.

Além disso, vai ser possível determinar o grau de liquidez que essa aplicação terá, o risco máximo ao qual o investimento poderá ser exposto.

Processo de Planejamento Financeiro: entrevista

Além dos questionários, o planejador também deverá entrevistar o investidor. Por meio de conversas descontraídas, será possível identificar fatores psicológicos importantes para o planejamento financeiro. Como, por exemplo, grau de tolerância a risco, a inclinação a gastos por impulso, a tendência ao descontrole financeiro.

Nessas entrevista, também será importante fazer perguntas que revelem alguma situação familiar sensível, como, por exemplo, um divórcio, ou algum dependente portador de necessidades especiais.

Processo de Planejamento Financeiro: coleta de informações

É isso, então!

A segunda fase do processo de planejamento financeiro: coletar informações do cliente, é realizada por meio de questionários quantitativos e entrevistas.

Depois, o passo seguinte é partir para a análise das informações coletadas e para o processo de asset allocation.

Quer saber como se preparar para o exame do CFP?

Clique aqui e saiba mais sobre nosso Preparatório CFP on-line. Somos uma das escolas indicadas pela Planejar, entidade responsável pela certificação no Brasil.

 

Eduardo Tavares

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *