Mundo Financeiro

Por que ser bancário? Reflexões sobre uma decisão para a vida

“Quero ser bancário!”

A cada dia mais vejo pessoas de outros ramos de negócios se interessarem por ser bancário, mas, afinal, por quê?

Acredito que pelo status que supostamente veem na profissão, pensam que os bancários ganham rios de dinheiro facilmente. Entretanto, a verdade é que existem outros segmentos que possibilitam ganho igual ou até maior. Por isso, esse não deveria ser o principal motivo de querer ser bancário.

Quando falamos de banco, falamos de clientes que são o centro dos negócios, ou seja, se você não gosta de pessoas, de servir clientes, de apoiar pessoas a prosperarem, esqueça, esse não é o segmento para você!

Realmente, ser bancário é ótimo, fui por muito anos, continuo trabalhando com o tema e amo esse segmento! Como em todo ramo de atividade, existe o ônus e o bônus e, acredito sim, que o bônus é maior que ônus.

O que é mais importante para ser bancário?

Relacionamento com o cliente é a chave para uma carreira de sucesso, olhar de dono e atitude construtiva.

Mas isso não é moleza, é se reinventar todos os dias para atender o cliente. Além disso, é um ramo que trabalha com metas comerciais arrojadas, você precisa ser um consultor financeiro e trazer negócios para a instituição.

Muitas vezes, pode trabalhar como pressão, como em qualquer atividade, e precisa estar preparado para segurar e seguir em frente.

Os cenários econômico, político e todos os outros impactam diretamente no setor financeiro. É necessário acompanhar esses temas e saber lidar com as mudanças que vão acontecendo.

Ser bancário é estar em constante mudança, aprendendo e estudando.

O dinheiro vem com o tempo, claro, à medida que você vai construindo sua carreira. No entanto, conseguir as certificações CEA e CFP, organizada pela Planejar vão ajudar muito na consolidação da sua carreira e até na remuneração.

São provas difíceis, mas a certificação é recompensadora.

Antes de querer mudar de segmento e ser bancário, convido você a uma reflexão de carreira, de propósito que você tem para a sua vida e carreira.

Está dentro do que você quer? Não olhe somente salário e benefícios, olhe o contexto geral. Não é um mundo perfeito, mas prazeroso para quem realmente sabe o que quer.

Se esse é o seu sonho e entende tudo que falei, bem-vindo(a) ao mundo bancário, ou melhor, MUNDO FINANCEIRO!

Ronaldo Cerqueira

Consultor de Carreiras Especialista em Mercado Financeiro | Uma Vida dedicada aos Bancos | Paixão por Finanças e Pessoas
www.ronaldocerqueira.com

Ver todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *