A Certificação de AAI e a prova ANCORD.

O você precisa fazer para ter sucesso na prova ANCORD e se tornar um Agente Autônomo de Investimentos certificado?

A ANCORD é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias. 

Ufa, é um nome comprido, mas não é à toa!

A ANCORD é atualmente a mais importante entidade da indústria de intermediação no Brasil, e é a única autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a oferecer a Certificação e Credenciamento de AAIs. 

A Certificação é obrigatória (de acordo com a Resolução nº2.838 de 2001 do Banco Central) para aqueles que desejam trabalhar como Agentes Autônomos de Investimentos, e ideal para quem visa ser corretor da Bolsa de Valores.

“Art. 2º Para o exercício da sua atividade, o agente autônomo de investimento deve: I – ser julgado apto em exame de certificação organizado por entidade autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários […]” 

Agente Autônomo de Investimento

Como conseguir essa certificação?  

Tem que fazer uma prova. Não tem outro jeito. A prova ANCORD é aplicada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e acontece em mais de 150 centros de teste espalhados pelo Brasil. 

Para melhor comodidade do candidato(a), é possível escolher o dia, o local e o melhor horário para realizar a prova, feita pelo computador.

Como é a prova?

A prova conta com 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada e 2 horas 30 minutos de duração.

Para ser aprovado, é preciso no mínimo 70% (setenta por cento) de acertos na prova toda e pelo menos 50% (cinquenta por cento) nos Capítulos I, II, III, VIII e XV.  (Todas as informações estão no manual de candidatura, no site da ANCORD). 

Se você está atrás dessa certificação, deixa eu te falar os 4 passos do processo.

1º passo

O primeiro passo é a Inscrição, feita exclusivamente pelo site da ANCORD. Ao fazer a inscrição é preciso pagar a taxa de R$460,00 (quatrocentos e sessenta reais), via boleto, sem possibilidade de reembolso.

2º passo

Depois de pago, o segundo passo é o Agendamento, e existe um prazo de 60 (sessenta) dias para agendar o exame na data escolhida. 

Se passado o prazo, a inscrição é cancelada e é preciso fazer outra inscrição e pagar outro boleto. Ou seja, não deixe para a última hora! 

3º passo

O terceiro passo é a Realização da Prova ANCORD e aguardar os resultados.

Ah, e não se esqueça que no dia da prova você precisa estar com o seu documento de identificação, seu login e senha do site da ANCORD.

4º passo

Então, aos aprovados, o quarto passo é Solicitar o Certificado.

Para a solicitação, basta acessar o site da ANCORD e preencher a Solicitação da Emissão de Certificado e apresentar o RG, CPF, diploma de conclusão do ensino médio (ou equivalente) e comprovante de endereço, por meio de cópias autenticadas, além de informar o e-mail e um telefone para contato.

Os certificados são expedidos após 5 (cinco) dias úteis do recebimento da documentação. 

Preparatorio Ancord

É importante ressaltar que esses documentos devem ser entregues pessoalmente, ou via SEDEX, ou correspondência com Aviso de Recebimento.

Atenção: caso alguma dessas exigências não for cumprida, o candidato(a) não receberá o certificado e, por consequência, não poderá requerer o credenciamento.

Tem validade?

A validade do certificado, de acordo com a Ancord e a CVM, é de 1 (um) ano (contado a partir da data de divulgação do resultado do exame) caso você não seja contratado por nenhuma contadora.

Ou seja, é preciso repetir o processo e refazer a prova para renovar a certificação. Mas, se você for contratado, não há vencimento, mas você terá que passar por um processo de atualização periodicamente. 

Terei mais algum custo?

Sim!

Assim que começar a atuar como AAI, existe um custo trimestral, pago à CVM, de pouco mais de R$630,00 (seiscentos e trinta reais) para pessoa física. 

Como me preparo para a prova ANCORD?

Aqui mesmo, no Mundo Financeiro. Temos um curso preparatório montado por profissionais muito bem qualificados com tudo o que você precisa saber para ter sucesso no exame. 

As aulas são dinâmicas, de fácil entendimento e ainda, no final, temos exercícios para você praticar o que foi visto em cada módulo. 

E aí, se animou? então não deixe de acessar nosso

 Preparatório ANCORD

 

Aliás, aproveite e faça o nosso Test Drive, ou seja, experimente nosso curso 😉

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *