A Certificação de AAI e a prova AAI – ANCORD.

O você precisa fazer para ter sucesso na prova AAI – ANCORD e se tornar um Agente Autônomo de Investimentos certificado?

A ANCORD é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbios e Mercadorias. 

Ufa, é um nome comprido, mas não é à toa!

A ANCORD é atualmente a mais importante entidade da indústria de intermediação no Brasil, e é a única autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a oferecer a Certificação e Credenciamento de AAIs. 

A Certificação é obrigatória (de acordo com a Resolução nº2.838 de 2001 do Banco Central) para aqueles que desejam trabalhar como Agentes Autônomos de Investimentos, e ideal para quem visa ser corretor da Bolsa de Valores.

“Art. 2º Para o exercício da sua atividade, o agente autônomo de investimento deve: I – ser julgado apto em exame de certificação organizado por entidade autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários […]” 

Agente Autônomo de Investimento

Como conseguir essa certificação?  

Tem que fazer uma prova. Não tem outro jeito. A prova AAI ANCORD é aplicada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e acontece em mais de 150 centros de teste espalhados pelo Brasil. 

Para melhor comodidade do candidato(a), é possível escolher o dia, o local e o melhor horário para realizar a prova, feita pelo computador.

Como é a prova?

A prova conta com 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada e 2 horas 30 minutos de duração.

Para ser aprovado, é preciso no mínimo 70% (setenta por cento) de acertos na prova toda e pelo menos 50% (cinquenta por cento) nos Capítulos I, II, III, VIII e XV.  (Todas as informações estão no manual de candidatura, no site da ANCORD). 

Atenção! Mudança nos Módulos da prova!

Desde novembro de 2019, o módulo II, Código de Conduta do Agente Autônomo de Investimento, não é mais cobrado na prova.

De acordo com a Ancord, “este tema foi excluído do conteúdo programático e da prova em função do disposto no artigo 7º da Instrução CVM nº 610/19 (já em vigor) que trata da revogação da obrigatoriedade da adesão do AAI ao Código de Conduta Profissional do AAI.”

O número de questões do módulo 2 foi redistribuído nos demais. Veja, abaixo, como ficou a quantidade de questões de cada um dos módulos.

Prova AAI - Ancord - Destribuição das questões

Quais são os passos para a certificação?

Se você está atrás dessa certificação, deixa eu te falar os 4 passos do processo.

1º passo

O primeiro passo é a Inscrição, feita exclusivamente pelo site da ANCORD. Ao fazer a inscrição é preciso pagar a taxa de R$460,00 (quatrocentos e sessenta reais), via boleto, sem possibilidade de reembolso.

2º passo

Depois de pago, o segundo passo é o Agendamento, e existe um prazo de 60 (sessenta) dias para agendar o exame na data escolhida. 

Se passado o prazo, a inscrição é cancelada e é preciso fazer outra inscrição e pagar outro boleto. Ou seja, não deixe para a última hora! 

3º passo

O terceiro passo é a Realização da Prova ANCORD e aguardar os resultados.

Ah, e não se esqueça que no dia da prova você precisa estar com o seu documento de identificação, seu login e senha do site da ANCORD.

4º passo

Então, aos aprovados, o quarto passo é Solicitar o Certificado.

Para a solicitação, basta acessar o site da ANCORD e preencher a Solicitação da Emissão de Certificado e apresentar o RG, CPF, diploma de conclusão do ensino médio (ou equivalente) e comprovante de endereço, por meio de cópias autenticadas, além de informar o e-mail e um telefone para contato.

Os certificados são expedidos após 5 (cinco) dias úteis do recebimento da documentação. 

Preparatorio Ancord

É importante ressaltar que esses documentos devem ser entregues pessoalmente, ou via SEDEX, ou correspondência com Aviso de Recebimento.

Atenção: caso alguma dessas exigências não for cumprida, o candidato(a) não receberá o certificado e, por consequência, não poderá requerer o credenciamento.

Tem validade?

A validade do certificado, de acordo com a Ancord e a CVM, é de 1 (um) ano (contado a partir da data de divulgação do resultado do exame) caso você não seja contratado por nenhuma contadora.

Ou seja, é preciso repetir o processo e refazer a prova para renovar a certificação. Mas, se você for contratado, não há vencimento, mas você terá que passar por um processo de atualização periodicamente. 

Terei mais algum custo?

Sim!

Após você ser aprovado no exame, você tem até 1 ano a partir da divulgação do resultado do exame para se registrar na Ancord.

Lembrando que, para se vincular a um escritório, você precisa estar registrado.

Então, a partir do momento que seu registro for efetuado, existe um custo trimestral, pago à CVM, de pouco mais de R$630,00 (seiscentos e trinta reais) para pessoa física. 

Qual é o pré-requisito?

De acordo com a Ancord, há 3 pré-requisitos:

  1. Não haver sido condenado por crime falimentar, de prevaricação, suborno, concussão, peculato, “lavagem” de dinheiro ou ocultação de bens, direitos e valores, contra a economia popular, a ordem econômica, as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade pública, o sistema financeiro nacional, ou a pena criminal que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, por decisão transitada em julgado, ressalvada a hipótese de reabilitação;
  2. Ter concluído o ensino médio ou equivalente em instituição reconhecida oficialmente;
  3. Conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas no Regulamento.

Como me preparo para a prova ANCORD?

Aqui mesmo, no Mundo Financeiro. Temos um curso preparatório montado por profissionais muito bem qualificados com tudo o que você precisa saber para ter sucesso no exame. 

As aulas são dinâmicas, de fácil entendimento e ainda, no final, temos exercícios para você praticar o que foi visto em cada módulo. 

E aí, se animou? Então não deixe de acessar nosso

 Preparatório ANCORD

 

Aliás, aproveite e faça o nosso Test Drive, ou seja, experimente nosso curso 😉

Artigo atualizado em 9.3.2020

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale agora via WhatsApp whatsapp