Vamos lá, quero saber: o que falta para você conquistar a certificação CEA?

 

Para aqueles que, assim como você, almejam ascender profissionalmente na carreira de investimentos, o primeiro grande degrau para essa ascensão é a conquista da certificação CEA.

Por isso, estou aqui para te falar quais são as informações mais importantes nessa jornada em direção à conquista do seu Certificado de Especialista de Investimentos.

Vamos lá?

Selecionei para você as 9 informações essenciais sobre a certificação CEA.

 

certificação CEA

 

1. O que é CEA?

CEA significa Certificação de Especialista de Investimentos (sim, um dia essa sigla já foi CEI). Essa certificação é exigida para profissionais que assessoram, principalmente, os gerentes bancários de clientes de pessoas físicas.

Além disso, aquele que tem em mãos a certificação CEA também podem indicar produtos financeiros aos clientes, ou seja, CDB, debêntures, fundos, ações, renda fixa, tesouro direto etc.

 

2. Quem pode ter essa certificação?

De acordo com a Anbima, essa certificação se destina aos:

– Profissionais que trabalham em instituições que seguem o seu código de certificação

– Profissionais que trabalham em instituições financeiras;

– Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

 

3. O que é Anbima?

Anbima é a sigla de Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela representa inúmeras instituições financeiras brasileiras: bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras.

“Reunimos diversas empresas diferentes entre si com o objetivo de reproduzir dentro de casa a pluralidade dos mercados. Nascemos em 2009 a partir da união de duas entidades, mas representamos os mercados há quatro décadas. Nosso modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar”.

Hoje em dia a Anbima é considerada uma das maiores entidades financeiras do Brasil.

 

4. Qual o formato dessa prova?

A aplicação dos exames CEA é de responsabilidade da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Essa prova é realizada por meio de um computador em um instituição autorizada a aplicar esse exame. As datas e horários são escolhidos pelo candidato.

São 70 questões, divididas em 7 módulos, e o candidato tem até 3h30 para concluir a prova. Para aprovação é preciso, no mínimo, 70% de acertos.
Ressalto que, a partir de julho desse ano, em 16 capitais (16/20) será possível realizar esse exame em duas datas de cada mês (exceto dezembro e janeiro).

Próximas datas:  22 de outubro; 5 e 19 de novembro; e 3 de dezembro.

 

5. Como fazer a inscrição e qual o valor da prova?

A inscrição é realizada por meio do site da Anbima.

A partir da confirmação da inscrição (“efetivação”), o candidato terá até 60 (sessenta) dias para agendar o exame. Caso esse prazo seja excedido, o candidato terá sua inscrição cancelada automaticamente, sem restituição da taxa de inscrição.  

Para associados o valor é de R$687,00 e para não associados é de R$824,00.

 

6. A certificação tem prazo de validade?

Sim. De acordo com a Anbima, todas as certificações dessa instituição devem ser atualizadas (prazos e critérios estão previstos no Código de Certificação). 

Atenção: após o prazo de vencimento, o processo de certificação deverá ser reiniciado, ou seja, o profissional terá que fazer uma nova prova.

E quais são as opções de atualizações?

  1. Participação em programas de treinamento (oferecidos ou validados pela Instituição Participante) baseados no programa de atualização, que é divulgado pela Anbima com este propósito específico. A conclusão do programa de treinamento deve ocorrer até a data do vencimento da certificação;
  2. Curso de atualização online oferecido pela Anbima com este propósito específico. A conclusão do programa de treinamento e a aprovação na avaliação final do curso devem ocorrer até a data de vencimento da certificação.

Lembrando de que a inscrição deverá ser realizada até 15 (quinze) dias antes do vencimento da certificação. 

 

7. Qual o conteúdo que cai na prova?

Segundo as orientações de estudo da Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA), os temas que caem nessa prova são:

A. Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado (5% a 15%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Sistema Financeiro Nacional, os Participantes, a Regulação, Fiscalização e Autorregulação dos Mercados Financeiro e de Capitais”.

B. Princípios Básicos de Economia e Finanças (5% a 15%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Economia e Finanças. Além disto, o profissional deverá ter capacidade de interpretar a informação e explicar seu significado. Alguns dos tópicos poderão exigir cálculos financeiros, diagramação, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira”. 

C. Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos (15% a 25%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos e a estrutura dos produtos de renda fixa, renda variável e dos principais instrumentos derivativos negociados no mercado local e internacional. O profissional deverá entender, explicar e avaliar os principais instrumentos financeiros, suas formas de negociação, bem como das características operacionais dos produtos. Cálculos poderão ser exigidos com a utilização de calculadoras financeiras”.

D. Fundos de investimento (10% a 20%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Fundos de Investimento, sua regulamentação, estrutura, forma de negociação e características operacionais dos produtos”. 

E. Produtos e Previdência Complementar (10% a 15%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Produtos de Previdência Complementar, aspectos de venda dos produtos e sua adequação ao tipo de plano e perfil dos investidores. Além disto, os profissionais devem ser capazes de orientar aos clientes a respeito dos benefícios dos planos de previdência complementar em termos tributários”.

F. Gestão de Carteiras e Riscos (10% a 20%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional tem domínio de determinados conceitos associados à estatística, gestão de carteiras e análise de riscos. Cálculos poderão ser exigidos e a utilização de calculadoras financeiras será permitida”.

G. Planejamento de Investimentos (15% a 25%)

“O objetivo deste módulo é verificar se o profissional possui uma visão geral e consolidada dos tópicos anteriores, tem domínio dos conceitos apresentados e sua aplicação na avaliação de produtos de investimento, incluindo os principais indicadores de retorno e risco abordados nos itens anteriores do programa. Cálculos poderão ser exigidos tendo como base os itens anteriores do programa. Espera-se que o profissional demonstre uma visão consolidada, permitindo desta forma uma recomendação adequada de alocação de investimentos em função do perfil dos investidores, suas reações na perspectiva de Finanças Comportamentais e do processo de decisão. (Para os cálculos as fórmulas serão fornecidas)”.

 

8. Qual o número de inscritos nos últimos anos?

De acordo com a Anbima, o número de inscrito tem crescido a cada ano.

2014: 986 inscritos;

2015: 1802 inscritos;

2016: 1688 inscritos;

2017: 2786 inscritos;

2018: 4018 inscritos;

Até junho de 2019: 2706.

 

9. Como me preparar para essa prova?

Fácil! Você pode se preparar com o Mundo Financeiro.

O nosso curso Preparatório para o CEA foi organizado por profissionais experientes do mercado financeiro e que conhecem muito bem essa certificação. 

Ele traz aos alunos o conteúdo completo cobrado na prova da Anbima. Nossas aulas são dinâmicas e de visual atraente, o que garante uma excelente experiência de aprendizado.

No final de cada aula, temos exercícios. Além disso, nossos alunos têm acesso a um grupo de WhatsApp com alunos e professores para facilitar e agilizar na solução das dúvidas.

 

Ficou interessado? Que tal dar uma olhada no curso? Clique aqui e saiba mais.

Seja CEA com o Mundo Financeiro!

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *