É investidor?

Ainda não é mais quer ser?

Aqui estão 3 dicas de leituras essenciais para TODO investidor! Ambos falam sobre o Valuation, ou seja, um cálculo utilizado para estimar o valor justo de uma empresa. No entanto, a forma abordada em cada um dos livros é distinta.

Se você se interessa pelo mercado de ações e gosta de análise fundamentalista, há 3 livros que são fundamentais para a sua formação como investidor. Seguem eles em ordem de complexidade, combinado?

1. “Valuation  – Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações” (Aswath Damodaran)

Valuation - Como Avaliar Empresas e Escolher as Melhores Ações

Esse livro é a tradução da versão original The Little Book of Valuation: How to Value a Company, Pick a Stock and Profit. A versão original é fantástica. A tradução para o português, infelizmente, não foi das mais felizes, mas ainda assim, o conteúdo do mestre Damodaran pode ser compreendido de forma completa e aplicada.

Eu começaria por aí.

Damodaran aborda o Valuation por fluxo de caixa descontado de forma concisa e aplicável e trafega muito bem pela análise de múltiplos e índices de desempenho das empresas. É uma boa pedida para quem está começando na Análise Fundamentalista.

 

2. “Valuation” (Alexandre Póvoa)

 

“Valuation” (Alexandre Póvoa)

É uma obra com maior profundidade no processo de Valuation por fluxo de caixa descontado e tem a vantagem de utilizar exemplos e casos do mercado brasileiro.

Póvoa tem grande experiência empírica no mercado de ações e é muito didático.

Os exemplos são reais, embora já não tão contemporâneos. Vale a leitura, sem dúvida!

 

3. “Avaliação de Empresas” (Aswath Damodaran)

“Avaliação de Empresas” (Aswath Damodaran)

Esse livro do Damodaran já vai mais fundo nos detalhes do Valuation. É para quem gostou do assunto e quer desvendar detalhes mais aprofundados. Para quem trabalha com Equity Research ou Valuation para M&A torna-se leitura indispensável.

Há uma série de outros bons livros (alguns mais profundos), que abordam a avaliação de ações com abordagem fundamentalista. De qualquer forma, esse trio é um bom começo para não se aventurar a deriva no mercado.

Sucesso e bons investimentos!

 

Felipe Garrán: Doutor em Finanças pela USP, CEO do Mundo Financeiro, Professor de Finanças na FIA Business School e Coordenador dos cursos de pós-graduação e MBA nessa mesma instituição. Além disso, investidor no mercado financeiro há mais de 20 anos. 

Felipe Garrán

Sou investidor no mercado financeiro há mais de 20 anos. Além disso, sou professor de finanças na FIA Business School, onde coordeno cursos de pós-graduação e MBA.
Fiz mestrado e doutorado na USP. Em quê? Advinha: Finanças.
Amo ensinar e sou apaixonado por novas tecnologias e métodos de ensino.

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Felipe Garrán

Sou investidor no mercado financeiro há mais de 20 anos. Além disso, sou professor de finanças na FIA Business School, onde coordeno cursos de pós-graduação e MBA.
Fiz mestrado e doutorado na USP. Em quê? Advinha: Finanças.
Amo ensinar e sou apaixonado por novas tecnologias e métodos de ensino.