Você, que investe em Fundos de Investimentos, sabia que hoje é o dia do come-cotas?

Mas, o que é come-cotas? E por que hoje é seu dia? Continue a sua leitura!

O que é come-cotas?

O come-cotas é um imposto cobrado semestralmente na maioria dos Fundos de Investimentos em cima da rentabilidade obtida no período.

Ou seja, se você é cotista de algum Fundo (sujeito ao come-cotas) e ele se valorizou, a Receita Federal vai recolher, semestralmente, o imposto antecipado sobre o seu lucro. Esse valor cobrado pode ser 20% ou 15% dos rendimentos, dependendo se o fundo é de curto prazo ou de longo prazo.

Esse recolhimento acontece sempre no último dia útil de maio e de novembro. Então, hoje, 31/5, é o dia do come-cotas de maio!

Dessa forma, amanhã, você vai perceber que o número de cotas diminui e o quanto diminui é o adiantamento do IR.

Parece inofensivo, mas não é bem assim!

Por mais que o imposto do come-cotas seja considerado por muitos como irrelevante, é preciso tomar cuidado, pois, principalmente a longo prazo, a sua rentabilidade pode ser derrubada por ele.

Conheça outras opções para fugir do come-cotas

É… o come-cotas pode pegar muita gente desprevenida, principalmente investidores de primeira viagem. Por isso, nosso conselho é: aprofunde-se nos investimentos, conheça os diferentes tipos, taxas e particularidades. 

Assim, você vai saber escolher os mais adequados ao seu perfil e objetivo e, então, fazer as melhores escolhas e ter uma rentabilidade muito maior. 

Conheça nossos cursos!

Já pensou em se arriscar nos investimentos, mas ficou com medo de perder dinheiro? Já investe, mas não vê retornos significativos em suas aplicações? Você acredita que para investir é preciso ter muita grana?

Se você respondeu “sim” para um dos questionamentos acima, estou aqui para dizer que chegou a hora de quebrar todas essas barreiras e assumir o controle da sua vida financeira.

Chegou a hora de você dar os seus primeiros passos no mundo financeiro, aprendendo de forma muito simples prática como investir seu dinheiro de forma consciente e de acordo com o seu perfil e, com isso, atingir objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Clique aqui e saiba mais sobre esse curso.

Este curso vai possibilitar que você entenda as principais características dos títulos públicos federais e consiga montar a sua carteira de investimentos em renda fixa de forma mais eficiente, de acordo com os seus objetivos e perfil de risco.

A partir do momento que conhecer as melhores técnicas para a montagem de uma carteira de renda fixa utilizando os títulos públicos federais, você não vai precisar depender de gestores de fundos e, consequentemente, não vai ter que recolher o imposto que derruba a rentabilidade de qualquer investidor: o come-cotas. Clique aqui e saiba mais.

Em qual fundo de investimento você vai colocar os seus recursos? A cada dia a oferta por produtos de investimento cresce. A grande pergunta é: esse gigantesco número de produtos, como escolher os melhores

Pensando nisso, criamos esse curso que ensina os investidores, de forma objetiva e prática, escolher os melhores fundos de investimentos nas mais diferentes classes de ativos. Clique aqui e saiba mais.

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *