No Exame de Certificação CFP®, há uma grande probabilidade de 3 ou 4 questões serem, dentro do tema “Competências do Planejador Financeiro”, sobre:

  • Matriz de Capacidade
  • Habilidade do Profissional
  • Componentes do planejamento financeiro

No site da Planejar tem todo o material sobre Competências que pode ser cobrado na prova. São 16 páginas e uma leitura bem detalhada é bastante recomendada.

Competências que pode ser cobrado na prova

É preciso prestar atenção nesse material porque nele há alguns termos e definições que são muito parecidos com as alternativas que as questões vão apresentar, durante a prova.

É importante, também, não confundir as Competências do Planejador Financeiro com as Etapas do Planejamento Financeiro, que também é abordado no Curso Preparatório para o CFP® do Mundo Financeiro. É preciso ter bem claras as diferenças entre as etapas que devemos seguir para o planejamento completo e o que é preciso saber enquanto profissionais de planejamento financeiro.

O Perfil de Competências do Planejador Financeiro é composto por 3 desempenhos competentes:

1) Capacidade

Por definição, capacidade é poder de produção e execução. Ligadas à Capacidade estão 3 funções: coleta, análise e síntese. Dentro dessas funções, o Planejador Financeiro deve ter a capacidade de passar por todos os componentes do planejamento financeiro, que são os 6 módulos da prova (gestão financeira, gestão de ativos, gestão de risco, planejamento tributário, planejamento de aposentadoria e planejamento sucessório).

É possível que na prova apareçam questões que peçam, por exemplo, a definição da Função “Coleta”, ou seja, explicar que as características dessa função são: coletar informações quantitativas e qualitativas; identificar fatos relacionados por meio de cálculos; determinar a atitude do cliente com relação a dívidas e tolerância a risco, idade e características do fluxo de caixa do cliente.

Na Função Análise, faz parte das atribuições projetar patrimônio, formar estratégias de investimento, analisar exposição a risco.

Já na Função Síntese, é preciso avaliar as vantagens e desvantagens de cada estratégia, otimizar estratégias e recomendar investimentos.

Passando pelas 3 funções de capacidade com os 6 componentes, cada, entramos em 4 habilidades profissionais.

2) Habilidade

por definição, habilidades são características e qualidades do profissional. Tais habilidades são necessárias para aconselhar o cliente no processo de planejamento, principalmente nas situações mais complexas do planejamento. As 4 habilidades são: responsabilidade profissional, prática, comunicação e cognição. No material disponibilizado pela Planejar há uma tabela com  alguns pontos das habilidades. São esses pontos que a prova irá cobrar, e lá estão listadas todas as possíveis alternativas da questão da prova.

Observe também a tabela abaixo. É possível que a prova CPF® cobre do candidato quais são as responsabilidades profissionais, e outras informações sobre prática, comunicação e cognição.

3) Conhecimento

esse terceiro desempenho competente é composto por 11 áreas e 39 tópicos. Para atuação eficaz do profissional CPF®, é exigido conhecimento teórico e prático nesses tópicos do planejamento financeiro. O domínio da área permite que o profissional transpareça confiança para o cliente.

As 11 áreas são:

  • Tributação
  • Seguros
  • Investimentos
  • Aposentadoria
  • Legislação
  • Análise financeira
  • Dívidas
  • Ambiente econômico e regulatório
  • Plano de previdência social
  • Finanças comportamentais
  • Ética e conduta

Preste atenção ao material disponibilizado pela Planejar. É importante fixar as terminologias, pois os termos que aparecem no material coincidem com os que são cobrados na hora da prova.

Eduardo Tavares

Sou sócio-fundador do Mundo Financeiro, especialista em Design Instrucional. Além disso, sou professor de Finanças na FIA Business School. Fiz graduação em jornalismo na ECA-USP, e pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking na FIA. Como jornalista, trabalhei com cobertura de Finanças e Economia nos sites Exame.com, Infomoney e no blog de Finanças do Ângelo Pavini.

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eduardo Tavares

Sou sócio-fundador do Mundo Financeiro, especialista em Design Instrucional. Além disso, sou professor de Finanças na FIA Business School. Fiz graduação em jornalismo na ECA-USP, e pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking na FIA. Como jornalista, trabalhei com cobertura de Finanças e Economia nos sites Exame.com, Infomoney e no blog de Finanças do Ângelo Pavini.

/* ]]> */