Taxa de juros SELIC, ações e imóveis

Todos nós sabemos que jamais nos livraremos dos juros, por isso é importante estar sempre atualizado(a) sobre a taxa de juros SELIC e como ela pode interferir em seus investimentos.

Em primeiro lugar, é importante saber que atualmente as taxas reais de juros no Brasil encontram-se nos patamares mais baixos de sua história recente, e tendem cair ainda mais.

taxa de juros selic
Queda na taxa real de juros SELIC/IPCA de 2003 até 2019 com a projeção para 2020.

Estou te dizendo isso porque uma análise dos fundamentos macroeconômicos do Brasil e as projeções da pesquisa FOCUS mostram que a inflação no Brasil encontra-se em novo patamar, abaixo de 4%, como se pode observar no gráfico abaixo.

br - ipca variação % anual
Variação percentual BR – IPCA de 2015 até 2019 com a projeção para 2021.

 Dessa forma, pode-se afirmar que efetivamente a taxa de juros mais baixa veio para ficar, ou seja, é uma mudança estrutural que influenciará o comportamento de diversos investidores.

Mas como a taxa de juros SELIC mais baixa impacta a carteira de investimentos?

Bom, os aplicadores que permanecerem em aplicações tradicionais, como os fundos de investimento bancários e de renda fixa, terão sua rentabilidade fortemente reduzida, já que é baseada nos juros pagos pelo banco investido. 

Por isso, para que não sintam tanto a redução na rentabilidade, esses investidores poderão migrar para outras aplicações, por exemplo, o mercado de ações ou imobiliário.

Então o que podemos observar sobre a tendência dos preços das ações e do mercado imobiliário? 

O gráfico abaixo mostra claramente a relação (inversa) entre taxa de juros e preço das ações.

taxa de juros selic e índice BOVESPA
Taxa SELIC e índice BOVESPA de 2007 a 2019.

O mercado acionário é influenciado também por outros fatores, como o crescimento do PIB, equilíbrio externo, expectativas, entre outros. No entanto, não se pode negar a enorme importância da taxa de juros na evolução do índice Bovespa.

O mercado imobiliário, por sua vez, leva um tempo maior para responder, como visto nos gráficos abaixo.

Isto ocorre pelas características do mercado imobiliário, ou seja, a menor liquidez, o maior custo de transação, e etc. 

preço real dos imóveis (janeiro de 2008 a julho 2019)
Preço real dos imóveis de 2008 a julho de 2019.
valor aluguéis residenciais (janeiro 2008)
Valor real dos aluguéis residenciais de 2008 a agosto de 2019.

Portanto, a taxa de juros SELIC em declínio irá mudar a forma como investimos. 

Os investimentos em renda fixa tendem a perder espaço por causa da queda de sua rentabilidade; o mercado acionário e imobiliário, por outro lado, levam a melhor nessa situação, crescendo à medida que os juros caem.

Logo, é importante adaptar-se ao cenário econômico em que nos encontramos, e direcionar seus investimentos para onde terão maior rentabilidade.   

Juros baixos sob a perspectiva do professor Antonio Lanzana

Antonio Lanzana é professor e palestrante convidado da Fundação Dom Cabral (FDC). É Doutor e Mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, é professor do Departamento de Economia da FEA-USP e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – USP.

Atua como Coordenador de Programas de MBA da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE-USP).

Prof. Lanzana é Presidente do Conselho Superior de Economia da Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomércio – SP. É também Membro do Comitê de Avaliação de Conjuntura da Associação Comercial de São Paulo.

Foi Economista Chefe e Consultor Econômico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Consultor do SEBRAE-SP e membro do Conselho Editorial da Revista “Estudos Econômicos”, da FIPE/USP.

Também é autor dos livros  “Economia Brasileira – Fundamentos e Atualidade”, Editora Atlas e “Economia Brasileira – Da Estabilização Ao Crescimento”, Editora Atlas.

Mundo Financeiro

Ver todos os posts

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *