1 – O que é a CFP®?

A CFP® (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional de distinção. Isso significa que ela não é obrigatória para a função de planejador financeiro, mas funciona como um selo de qualidade. Todos os candidatos à certificação precisam ser aprovados em um exame complexo, que exige domínio dos conhecimentos necessários à atividade. Além disso, parte do processo de certificação envolve a comprovação, por parte do candidato, do exercício da atividade de planejador por, no mínimo, 3 anos.


2 – Por que tirar a certificação CFP®?

A maioria das instituições financeiras que atuam no Brasil contratam apenas profissionais que possuam a certificação CFP® para atuar nas áreas de planejamento financeiro pessoal, principalmente nos atendimento aos clientes dos segmentos de varejo alta renda e private banking (investimentos acima da faixa entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões).


3 – No Brasil, quem concede a certificação®?

No Brasil, a entidade certificadora é a Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB. O FPSB é a entidade responsável pelo gerenciamento, desenvolvimento e promoção da marca CFP® no mundo.

O Programa Detalhado do Exame de Certificação CFP® foi adaptado pela Planejar aos padrões e à legislação brasileira, de forma a testar os  conhecimentos, habilidades e atitudes do profissional em uma gama extensa de produtos e serviços, do mercado brasileiro e internacional.


4 – O que cai na prova?

Atualmente, o programa da Planejar é dividido em seis módulos:

Módulo Nº de questões
I – Planejamento Financeiro 53
II – Gestão de Ativos e Investimentos 27
III – Planejamento de Aposentadoria 18
IV – Gestão de Riscos e Seguros 15
V – Planejamento Fiscal 14
VI – Planejamento Sucessório. 13
Total: 140 questões
Programa Detalhado da Planejar

5 – Como e quando o Exame de Certificação CFP® é aplicado?

O exame pode realizado na forma completa, ou na modular. Os exames geralmente são realizados aos domingos. As provas dos módulos 1 e 2 serão aplicadas na parte da manhã, das 9h às 13h e as demais provas, à tarde, das 14h30 às 17h35.

Contudo, como pode haver alterações, o candidato deve sempre consultar o edital da prova que fará, bem como o programa detalhado da Planejar, para informar-se sobre data, horário e local da prova.


6 – Qual a nota mínima para aprovação?

Exame Completo

Se o candidato optar por fazer o exame completo (todos os módulos na mesma edição do exame), terá de fazer as provas dos seis módulos no mesmo dia. Para ser aprovado, deverá cumprir as seguintes exigências:

  • mínimo de 70% de acertos na prova como um todo (acertar 98 questões)
  • mínimo de 50% de acertos em cada módulo

Exame Modular

Se o candidato optar por realizar as provas dos módulos separadamente (em diferentes edições da prova), terá de acertar, obrigatoriamente, 70% de questões em cada módulo para ser aprovado.


7 – Passei na prova! Já obtenho o certificado?

Ainda não. Tendo sido aprovado, o candidato ainda terá seu currículo avaliado. O candidato terá de comprovar, obrigatoriamente, que tem curso superior completo e no mínimo 3 anos de experiência no contato com clientes pessoas físicas, em pelo menos uma das seguintes atividades: processo de planejamento financeiro pessoal como um todo; investimentos; seguros; planejamento de aposentadoria; planejamento fiscal; planejamento sucessório.


8 – Ok, passei na prova e comprovei atuação como planejador. Acabou?

Em parte. Cumpridas as etapas da prova e da comprovação de experiência, o profissional obtém a certificação CFP®. Mas esse não é o fim do processo. Para a manutenção da certificação, a cada 2 anos, o planejador deverá cumprir um total de 30 créditos de educação continuada. As atividades e cursos que são aceitos como créditos válidos são definidos pela própria Planejar.


9 – Como posso me preparar para o teste?

A resposta mais fácil da lista. Você pode estudar para o Exame de Certificação CFP® com o Curso CFP® – Preparatório Completo – do Mundo Financeiro. Nosso curso é completo, com aulas dinâmicas e interativas, exercícios resolvidos e simulados, além de eventos com transmissão ao vivo com os professores, para tirar dúvidas e resolver exercícios. Ficou interessado? Que tal dar uma olhada no curso? Se preferir, antes, veja uma amostra de nossas aulas. Bons estudos!

Eduardo Tavares

Sou sócio-fundador do Mundo Financeiro, especialista em Design Instrucional. Além disso, sou professor de Finanças na FIA Business School. Fiz graduação em jornalismo na ECA-USP, e pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking na FIA. Como jornalista, trabalhei com cobertura de Finanças e Economia nos sites Exame.com, Infomoney e no blog de Finanças do Ângelo Pavini.

Ver todos os posts

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Olá bom dia,

    Estou me preparando para a prova da Ancord para AAI, sou engenheiro civil e nunca trabalhei na área financeira, creio que por conta disso não consiga o certificado CFP.
    Mas como estou decidido a mudar de carreira, não quero mais atuar na minha profissão, vocês acham que é momento de fazer o curso preparatório e passar na prova?
    Com certeza não teria como conseguir o meu certificado, pois não possuo experiência comprovada, mas gostaria de saber se o fato de passar na prova não me abriria algumas portas no mercado financeiro?

    Atenciosamente,
    josé carlos de Alchimim Júnior

    • Oi José Carlos. Tudo bem?

      Eu lhe recomendaria começar a sua atividade como Agente Autônomo inicialmente. Ou seja, passe na prova da Ancord (temos um preparatório para essa prova: https://cursos.mundofinanceiro.com.br/cursos/preparatorio-ancord/).
      Ao estar desempenhando essa função você terá a possibilidade de comprovar a experiência no atendimento a pessoa física. Atualmente a Planejar permite que ao ser aprovado na prova do CFP® você comprove a sua experiência posteriormente, desde que seja tutoriado por um planejador financeiro por eles indicado e que esteja atuando na área.

      Abraço e sucesso,

      Felipe Garrán.

Eduardo Tavares

Sou sócio-fundador do Mundo Financeiro, especialista em Design Instrucional. Além disso, sou professor de Finanças na FIA Business School. Fiz graduação em jornalismo na ECA-USP, e pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking na FIA. Como jornalista, trabalhei com cobertura de Finanças e Economia nos sites Exame.com, Infomoney e no blog de Finanças do Ângelo Pavini.